Consumidor continuará sem cobrança extra na conta de luz em fevereiro
1 de fevereiro de 2025Redação Paiquerê
Começou na sexta-feira (31) a primeira edição da festa “Viva o Centro!”. Organizada pela Prefeitura de Londrina, a festa reuniu público de todas as idades na Praça Marechal Floriano Peixoto, a praça da Bandeira, ao lado da Catedral Metropolitana. A programação inclui apresentações culturais e esportivas, praça de alimentação, exposição e orientações de saúde.
Logo na abertura, a festa contou com uma benção ecumênica, celebrada pelo pastor Nei Matos e pelo padre Joel Ribeiro Medeiros. Houve ainda hasteamento da Bandeira Nacional no monumento Altar da Pátria, que fica bem no centro da praça, acompanhado pela execução do Hino à Bandeira em versão gravada. Já o Hino Nacional foi apresentado ao vivo pelo Quinteto de Metais da Orquestra de Metais de Londrina.
Alunos da rede municipal que participam das oficinas de musicalização do projeto Orquestrando o Futuro, executado pelo Programa Vencer da Secretaria Municipal de Educação, apresentaram clássicos ao violino. O Coro Voz Viva, iniciativa da Corre Cultural que tem apoio da Secretaria Municipal de Cultura, também levou seu repertório para o evento.
O prefeito Tiago Amaral destacou que essa é uma festa planejada para as famílias londrinenses, e toda as secretarias e órgãos municipais tem se empenhado para que o cidadão possa usufruir dos espaços públicos da região com tranquilidade e segurança.
“Essa é uma demanda de toda a cidade, sejam trabalhadores, donos de bares e restaurantes, clientes. Os londrinenses e todas as famílias de Londrina queriam ver essa cidade novamente animada, que tivesse como preferência a família, o povo trabalhador e o povo de bem. É isso que a gente precisava aqui no Calçadão; aqui tem que ser um local para a gente se encontrar, esse é o grande segredo e é para isso que realmente existe esse Calçadão. Digo ao meu povo londrinense: venham para o Calçadão! Tem comida, bebida, segurança, mesas ao ar livre, está maravilhoso”, convidou.
Para sediar a primeira festa “Viva o Centro!”, a Praça da Bandeira passou por diversas melhorias ao longo das últimas semanas. Equipes da Secretaria Municipal de Obras, Londrina Iluminação e Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) trabalharam na substituição de lâmpadas e instalação de novas luminárias, troca de pisos danificados, pintura do mobiliário, substituição de lixeiras, capina e roçagem, além do nivelamento das calçadas e conserto dos corrimãos.
A Guarda Municipal intensificou o patrulhamento na região e disponibilizou uma Base Móvel, que permanecerá em frente à praça durante os dois dias do evento.
Esses e outros serviços revitalizaram a praça, área tradicional da cidade, e atraíram o público. O jornalista Maximiliano Pires, levou o filho para conferir a festa. “Moro no centro, praticamente ao lado da praça, e tenho percebido essa mudança nos últimos 15, 20 dias. Tanto que hoje estou aqui, acompanhado do meu filho, para o hasteamento da bandeira e a revitalização da praça. Vim conferir de perto e prestigiar, comer e encontrar uns amigos”, contou.
Quem também compareceu à festa foi o personal trainer Vinícius Correia, que aprovou as melhorias. “Vi a divulgação do evento e repassei para o pessoal, para meus alunos. E observamos bastante efetivo policial, a praça bem organizada, achei muito bacana prestigiar a cidade e estimular o convívio, a socialização das pessoas. Acho importante essa revitalização do centro, sempre gosto de trazer meu filho aqui no Natal. Eu morei e meus pais moram na região da Avenida Rio de Janeiro, então eu acho bacana o centro da cidade”, destacou.
E o secretário municipal de Cultura, Marcão Kareka, reforçou que todo esse esforço merece e precisa ter continuidade, para que a Praça da Bandeira e toda região central continuem atraindo e reunindo a comunidade londrinense. “As pessoas sempre querem o começo de tudo pelo centro da cidade, é natural. Mas o centro nem sempre consegue manter a revitalização e a modernidade, porque os bairros vão surgindo e chamando mais atenção. E nosso centro, sempre lindo e charmoso, tombado, estava um pouco abandonado e as mazelas chegaram. Para retomar esse prestígio, se começa limpando, coordenando e vigiando. Em seguida, vem a cultura para a valorizar o artista, fazendo que ele, junto com a comunidade, cante e encante. Tomara que os habitantes façam valer a pena todo esse investimento, cada vez mais. E não basta ocupar, é preciso manter; nós temos que fazer com que constantemente tenham atividades, de lazer e entretenimento, aqui no nosso centro”, finalizou.
A agenda de atrações está repleta de atividades, até às 22h desta sexta (31); e o evento retorna sábado (1), das 10h às 18h. A inauguração contou ainda com a presença de diversas autoridades, incluindo o secretariado municipal.
Com Ncom