Saiba como baixar o e-Título para votar no primeiro turno
2 de outubro de 2024Depois de queda em julho, produção industrial cresceu em agosto
2 de outubro de 2024Redação Paiquerê
Os desembargadores do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) negaram, de forma unânime, nesta quarta-feira (2), o recurso de Barbosa Neto (PDT), ex-prefeito de Londrina, contra o indeferimento de sua candidatura à Prefeitura nas eleições 2024.
A decisão foi tomada em 5 de setembro por decisão da juíza Camila Tereza Gutzlaff Cardoso, da 42ª Zona Eleitoral.
O candidato segue sua campanha e terá o nome na urna eletrônica no primeiro turno das eleições, no dia 6 de outubro. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pode ser acionado pela defesa de Barbosa Neto em caso de recurso.
A magistrada aponta, na sentença de 1º grau, que em um acórdão de 2024 da 5ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) está clara a suspensão dos direitos políticos do candidato por seis anos, além de novas sanções.
A condenação se dá sobre supostas irregularidades no curso de formação profissional da Guarda Municipal em 2010, quando o atual candidato era prefeito. O acórdão também foi citado pelo Ministério Público Eleitoral, que recomendou o indeferimento.
A defesa de Barbosa interpôs embargos de declaração mas os mesmos não foram acolhidos em julgamento. O relator do processo, desembargador Julio Jacob Junior, não acolheu os argumentos da defesa de Barbosa Neto.