Emissão para outorga do uso da água aumentou 42% em 2024, aponta IAT
2 de janeiro de 2025Motos de até 170 cilindradas estão isentas do pagamento do IPVA em 2025
3 de janeiro de 2025Redação Paiquerê
O prefeito de Londrina, Tiago Amaral, anunciou as primeiras ações de sua gestão, na quinta-feira (2). O anúncio foi feito em coletiva de imprensa, após a realização da primeira reunião de 2025 do secretariado municipal que aconteceu no gabinete do prefeito logo cedo. As ações anunciadas são voltadas, prioritariamente, à quatro estruturas: segurança, assistência social e pastas integradas; saúde; servidores públicos municipais; e desburocratização.
A primeira medida anunciada pelo prefeito é a implantação da Operação Choque de Ordem, que será direcionada, de forma prioritária, ao quadrilátero central e às regiões centrais. “Essa operação envolve a criação da Patrulha Central da Guarda Municipal (GM) e começará estendendo o expediente da base móvel, que atualmente opera no período da manhã e passará a funcionar das 7h à meia noite. Além disso, vamos criar uma base fixa da GM no quadrilátero central, provavelmente no Calçadão. O objetivo é aumentar o policiamento na região, a fim de garantir mais segurança ao nosso cidadão. Hoje, já convidei a Polícia Militar (PM) para vir ao gabinete para já determinarmos o trabalho integrado que vai haver entre a GM e PM, prioritariamente na área central”, anunciou.
Ainda dentro da Operação Choque de Ordem, serão reforçadas as ações das secretarias municipais de Assistência Social e Saúde, com relação à abordagem das pessoas em situação de rua, com intensificação dos encaminhamentos destas pessoas aos locais adequados. “Estamos convocando, de imediato, uma reestruturação da Rede Assistencial da cidade, para que se possa fazer o encaminhamento adequado das pessoas em situação de rua em um trabalho integrado”, disse.
Com relação à reestruturação, o prefeito informou que vai chamar, nos próximos dias, as instituições religiosas e aquelas que prestam serviços de assistência e acolhimento, juntamente com os prestadores de saúde, para que se possa ter uma integração entre o trabalho de acolhimento e de recuperação daqueles que estão doentes, em situação de rua, seja por doenças mentais, por outras doenças ou por problemas com álcool e drogas. “Isso também será feito em conjunto com a Guarda Municipal e demais forças de segurança, pois sabemos que, entre os que estão nas ruas, temos os doentes, os viciados, mas também os bandidos. Para os bandidos, iremos contar com a força das nossas instituições de segurança pública da cidade”, apontou.
Finalizando as ações da Operação Choque de Ordem, o prefeito disse que haverá, de imediato, o reforço da segurança nos espaços das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), por meio da Guarda Municipal. “Há uma grande preocupação relacionada à segurança nestes locais, até mesmo em função de vandalismo, de pessoas em situação de rua, ou de alguns riscos que são sentidos tanto pelos trabalhadores, profissionais de saúde, quanto pelos cidadãos londrinenses”, frisou Amaral.
Saúde
As primeiras medidas nessa área estão relacionadas ao fortalecimento do atendimento das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de forma especial, neste primeiro momento, para a rede materno-infantil. De acordo com Amaral, serão convocados três novos médicos ginecologistas, um anestesista para a Maternidade Lucilla Ballalai, oito pediatras e 12 enfermeiros.
A outra ação é a abertura do primeiro ponto da Rede Carinho, no Pronto Atendimento (PA) do Jardim Leonor. “A Rede Carinho é um compromisso meu de campanha e trata-se de uma rede integrada de atendimento materno-infantil que se espalhar pela cidade, a fim de desafogar a sobrecarga que hoje há no Pronto Atendimento Infantil (PAI). Nós queremos que os serviços e os atendimentos, principalmente da rede materno-infantil, cheguem até os bairros, para diminuir o acúmulo de pessoas que se deslocam para o PAI ou para a Maternidade”, detalhou o prefeito. A data de abertura do primeiro ponto da Rede Carinho ainda não foi definida pela administração, pois depende da convocação de novos servidores.
Outra ação na área da saúde está relacionada à diminuição da grande fila de pessoas esperando para a realização de exames e de cirurgias eletivas. “Temos, hoje, cerca de 160 mil exames para serem realizados e 11 mil cirurgias eletivas. Há pessoas na fila de espera desde 2014. Eu consegui viabilizar, no final do ano passado, R$ 10 milhões de emendas parlamentares e estes recursos serão alocados diretamente para a realização de cirurgias eletivas, dando o início, o quanto antes, ao nosso processo de mutirão da saúde para esta finalidade”, afirmou.
O prefeito também anunciou uma parceria com Companhia de Tecnologia e Desenvolvimento de Londrina (CTD), para a apresentação de uma nova modelagem da fila de cirurgias eletivas e de consultas e exames. “Isso é necessário porque hoje não temos segurança sobre o número de pessoas que estão na fila de espera. Por isso, vamos colocar a empresa de tecnologia da Prefeitura à disposição, imediatamente, para nos apresentarmos uma nova solução, rapidamente”, reforçou.
Servidores públicos
Para os servidores públicos municipais, foi anunciada a retomada da Ouvidoria do Servidor. “Esse serviço ficou paralisado e eu entendo a importância que os servidores têm para a cidade, bem como a importância de eles trazerem, ao nosso conhecimento, suas demandas e problemas, mesmo quando eles não querem ser identificamos. Por isso vamos retomar essa ouvidoria que estará ligada à Controladoria-Geral”, contou o prefeito Tiago Amaral.
Desburocratização
A última ação anunciada nesta manhã diz respeito ao ambiente de negócios e aos processos de desburocratização da cidade de Londrina. O prefeito determinou a criação do Comitê de Aceleração e Desburocratização da cidade, que tem, como objetivo, a redução da complexidade para obtenção de alvarás de licenças de localização e funcionamento e de implantação de empresas. “É urgente que façamos a simplificação dos processos, a redução das burocracias, e a extinção de procedimentos desnecessários que só travam a nossa cidade”, expôs.
O comitê será liderado pela Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia e contará com a participação das secretarias de Fazenda, Ambiente, Governo, Obras, e Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), podendo contar com a colaboração de mais secretarias. “Na próxima segunda-feira (6), anunciaremos as primeiras medidas efetivas de redução de prazos e cortes de burocracias que serão apresentadas para o nosso empreendedor e para o cidadão londrinense”, finalizou.
O secretário de Governo, Rodrigo Souza, participou do anúncio das medidas ao lado do prefeito. Ele enfatizou a importância do trabalho integrado na Prefeitura. “Dificilmente teremos alguma medida de impacto para o cidadão que seja exclusiva de uma única secretaria. Os problemas da cidade são complexos e demandam uma atuação integrada. Por isso, o meu trabalho na Secretaria de Governo é ajudar o prefeito a fazer essa integração entre as secretarias, pois é isso que fará a diferença, na prática, para o cidadão. Nossa administração começou com esse diferencial de trabalho integrado, para que possamos entregar o melhor serviço para o londrinense”, destacou.
Com Ncom