Governo entrega equipamentos que vão beneficiar Segurança Pública de todo o Estado; veja valor do investimento
3 de junho de 2024Saiba quanto o Santos vai receber para jogar em Londrina pela Série B
3 de junho de 2024Redação Paiquerê
A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), aderiu à campanha Junho Vermelho, do Hemocentro do Hospital Universitário (HU) de Londrina. Realizada de 3 a 14 de junho, a iniciativa busca incentivar a doação de sangue, com o objetivo de aumentar os estoques do Hemocentro e salvar vidas.
Para apoiar a ação, a SME está incentivando as escolas municipais e Centros Municipais de Ensino Infantil (CMEIs) a realizarem atividades de conscientização para seus alunos.
Além disso, cada turma das unidades participantes deverá criar um cartaz de divulgação da campanha. Na sequência, as escolas e creches deverão selecionar um dos trabalhos e encaminhá-lo à sede da Secretaria Municipal de Educação até o dia 7 de junho. Esses cartazes ficarão em exposição no Hemocentro, enquanto os demais serão distribuídos pelas unidades a outras organizações localizadas em seus bairros, como forma de conscientizar a população.
A responsável por projetos pedagógicos e eventos da SME, Carla Cordeiro, explicou que o órgão já participou da campanha Junho Vermelho em anos anteriores, utilizando diferentes estratégias para engajar as crianças e a comunidade. “O objetivo é sempre trabalhar com as crianças para que elas entendam a importância da doação de sangue e incentivem as suas famílias e a comunidade a realizar esse ato durante todo o ano. Temos tido uma boa participação das nossas unidades escolares”, afirmou.
Programação da campanha
Nesta segunda-feira (3), às 10h, será realizada a solenidade de abertura da campanha Junho Vermelho, no Hemocentro do HU da Universidade Estadual de Londrina (UEL), localizado na Rua Cláudio Donizete Cavalieri, 156, Jardim Aruba.
Durante todo o dia, das 8h às 18h30 serão oferecidos lanches diferenciados para as pessoas que comparecerem para fazer sua doação. A mesma ação será realizada no dia 14 de junho, data em que é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue, ao qual a campanha faz alusão.
Além disso, no dia 13, às 14h30, será feita a entrega do diploma “Amigos do Hemocentro” para doadores de sangue que se destacam, na sede provisória da Câmara Municipal de Londrina (Rua Marselha, 185, Jardim Piza).
A assistente social do Hemocentro do HU, Ana Clara Espolador, destacou que o Junho Vermelho é realizado pela unidade desde 2017, e contribui para aumentar significativamente o número de doações efetuadas. Tanto em 2022 como em 2023, a campanha resultou em mais de 250 doações adicionais no período em que foi realizada.
“A doação é muito importante porque não é possível produzir sangue, ou seja, se não tivermos doadores, não tem como repassar para os pacientes. Por isso, quem doa sangue está realizando uma ação altruísta e solidária, que contribui diretamente para salvar vidas”, disse Espolador.
Como doar
Quem quiser doar sangue deve ir diretamente ao Hemocentro do HU (Rua Cláudio Donizete Cavalieri, 156, Jardim Aruba), de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h30, ou aos sábados das 8h às 17h30.
Não é obrigatório agendar a doação, mas é recomendável fazê-lo para garantir o horário, principalmente aos sábados. O agendamento pode ser efetuado neste link.
É importante destacar que o doador deve ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 precisam comparecer com o responsável legal), pesar no mínimo 50 kg e apresentar bom estado de saúde. É preciso comparecer munido de documento oficial com foto e não estar em jejum. O ideal é ter feito uma refeição leve, uma ou duas horas antes da doação.
Com Ncom