Prefeito Tiago Amaral busca novos convênios para recuperação de estradas rurais de Londrina
4 de fevereiro de 2025Volta às aulas sem celular: saiba como vai funcionar a nova lei
4 de fevereiro de 2025Redação Paiquerê
A Secretaria Municipal de Saúde recebeu, na última semana, novo lote para reposição das vacinas atualizadas contra Covid-19. A remessa incluiu 1.500 mil doses da vacina Zalika, 450 doses da vacina Moderna e 1.280 doses da Pfizer pediátrica.
Como a distribuição do imunizante Moderna para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) foi no decorrer da segunda-feira (3), a população passou a receber esse imunizante no período da tarde. E o estoque das vacinas Zalika e Pfizer Baby está liberado para o público-alvo sem interrupções.
A versão pediátrica da vacina Pfizer é destinada para crianças de 6 meses a menores de 5 anos, priorizando as que ainda não foram imunizadas contra a Covid-19. Nesses casos, serão aplicadas três doses; sendo que o intervalo entre a primeira e a segunda dose é de quatro semanas, e entre a segunda e a terceira dose, oito semanas.
Já a vacina Zalika abrange, como público-alvo, gestantes (uma dose da vacina atualizada a cada gestação), grupos especiais (uma dose anual da vacina atualizada), idosos e imunossuprimidos (duas doses da vacina atualizada, com intervalo mínimo de seis meses entre as doses). A idade mínima para receber esse imunizante é 12 anos completos.
Tanto a Zalika como a Pfizer pediátrica ficarão disponíveis em todas as UBSs de Londrina, tanto na área urbana como na zona rural. Devido à quantidade de doses recebidas da vacina Moderna, as doses serão distribuídas em sete UBSs: Ernani (Leste), Alvorada (Oeste), Casoni (Centro), Piza (Sul), Vivi Xavier (Norte), Guaravera e Lerroville. Para ser vacinado, não é preciso agendamento prévio, basta comparecer na UBS mais próxima da residência com documento de identificação e, se possível, a carteira de vacinação.
Esse imunizante será aplicado exclusivamente para os seguintes grupos: crianças de 5 a 11 anos, para os grupos especiais (uma dose anual da vacina atualizada) e imunossuprimidos (duas doses da vacina atualizada, com intervalo mínimo de seis meses entre as doses).
As doses são adquiridas pelo Ministério da Saúde e foram distribuídas aos municípios pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
Com Ncom