LEC define número de contratações para 2025
4 de dezembro de 2024Samba na Concha celebra os 90 anos de Londrina
4 de dezembro de 2024Redação Paiquerê
A Biblioteca Pública Municipal de Londrina (Avenida Rio de Janeiro, 413, Centro) sedia, de 6 a 23 de dezembro, a 39ª Mostra Afro Brasileira Palmares, promovida pelo Instituto do Movimento de Estudo da Cultura Afro-Brasileira (Imecab).
Neste ano a exposição, que ficará na Sala de Exposições José Antônio Teodoro, homenageia um dos maiores artistas plásticos do Brasil, Elifas Andreato (1946-2022). Nascido em Rolândia, Andreato foi o autor de 346 capas de discos para diversos músicos consagrados da MPB, como Adoniran Barbosa, Carmen Miranda, Chico Buarque, Paulinho da Viola, Gilberto Gil, Tim Maia, Tom Jobim, Cartola, Pixinguinha e Martinho da Vila, entre outros. Também produziu capas de livros e fez cartazes para teatro.
Em 2018, Andreato lançou um livro, Traços e Cores, reunindo as reproduções de cerca de mil de suas obras. Uma delas é o painel que fez a convite da Comissão da Verdade, instalado no corredor de acesso à Câmara dos Deputados sob o título “A Verdade Ainda que Tardia”, que mostra as torturas promovidas pela ditadura militar.
De acordo com o diretor do Imecab, músico e curador da exposição, Vagner Nogueira, além de sua relevância como artista, Andreato ofereceu contribuições importantes para a Mostra Afro-Brasileira Palmares. “Ele aceitou participar de várias edições anteriores da mostra e, como era um artista famoso, isso contribuiu para ampliar a nossa visibilidade e fortalecer o nosso catálogo. Pedimos autorização da família do Elifas para poder exibir as obras dele, e ficamos muito contentes por eles terem aceitado. Ele foi um artista diferenciado, nascido na nossa região, e que inclusive recebeu uma comenda de Honra ao Mérito da Assembleia Legislativa do Paraná pelo seu trabalho, por intermédio do deputado Tercílio Turini, em parceria com o Imecab”, afirmou.
Além de 24 obras de Andreato, a exibição incluirá quatro trabalhos do londrinense Bhall Marcos, dois do artista sergipano J. Inácio e uma peça composta por diversos cartões telefônicos da Sercomtel alusivos ao Imecab.
8ª Mostra de Música Afro-Brasileira
Na sexta-feira (6), às 19h, será realizada uma apresentação da 8ª Mostra de Música Afro-Brasileira, que teve início no Dia da Consciência Negra, 20 de novembro. Também organizado pelo Imecab, o evento comemora a Semana do Samba e o Dia do Samba, celebrado em 2 de dezembro.
O show terá a participação de Vagner Nogueira e Ângela Maria de Souza, que interpretarão canções do Odum, ritmo que deu origem ao samba, bem como sambas tradicionais.
Nogueira é músico e professor de música desde 1979. Múltiplo instrumentista, toca percussão, bateria, violão e piano. Pesquisador na área percussiva, tem grande experiência com produção musical, com releitura do repertório musical brasileiro, renascentista e barroco.
Ângela Maria de Souza é cantora lírica, do naipe soprano. Participa de eventos musicais em Londrina desde 1988 e já se apresentou em todo o estado do Paraná, na cidade de São Paulo e em outros municípios paulistas. Seu repertório musical vai desde a MPB ao canto lírico.
Com Ncom