Quatro em cada 10 gestantes desconhecem calendário vacinal da gravidez
4 de dezembro de 2024Boletim da Saúde confirma centenas de novos casos e mais um óbito por dengue no Paraná
4 de dezembro de 2024Redação Paiquerê
Na quinta-feira (5), será realizada a VII Conferência Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Londrina. O encontro faz parte da programação do Festival Internacional de Inovação de Londrina – FIIL 2024, sediado no Parque de Exposições Ney Braga (Avenida Tiradentes, 6.275). A conferência deve iniciar às 9h30, com o credenciamento, e prossegue até meio-dia. Nesta edição, o tema oficial será “A experiência do usuário para resolver problemas do cotidiano do cidadão”.
Organizada pelo Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação em parceria com o Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), a conferência será palco da eleição para selecionar os próximos membros do Conselho que irão representar segmentos da sociedade civil. As inscrições para candidatos a cargos titulares e suplentes, que terão direito a voz e voto, encerraram em 21 de dezembro.
Na ocasião, serão definidos os representantes do setor produtivo, indicados por entidades relacionadas à produção, fomento e ao financiamento do desenvolvimento municipal; dos setores promotores de inovação; da comunidade científica de Londrina, indicados pelas instituições de ensino superior e pesquisa estabelecidas no município; e das entidades que promovem atividades de apoio às empresas, preferencialmente pertencentes ao sistema “S”.
Além dos segmentos representados dentro do Conselho, o evento é aberto a toda comunidade interessada na pauta. E, para quem deseja participar da conferência municipal como ouvinte ou observador, o formulário de inscrições permanece disponível.
A programação inclui, ainda, painéis com a secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife, Joana Portela Florêncio, e com o designer Jaakko Tammela, que já acumulou mais de 50 prêmios em experiência do usuário e inovação ao longo de 20 anos de carreira.
As apresentações serão mediadas pelo diretor de Ciência e Tecnologia da Codel, Arthur Bergamini. Ele adiantou que o tema oficial da conferência municipal será abordado pelos palestrantes convidados a partir de suas experiências. “Joana Florêncio traz para a conferência o olhar do poder público e a experiência do Recife, que vem adotando uma postura de gestão pública focada nos cidadãos, no que eles chamam de ‘cidadãocentrismo’. Já Jaakko Tammela vem com o olhar do setor privado, das metodologias ágeis e dos conceitos de Experiência do Usuário (UX) para o desenvolvimento de projetos que estejam conectados com as demandas do público-alvo, com o olhar de simplificação e facilitação dos acessos – conceitos do UX”, destacou.
Segundo Bergamini, que preside o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, o tema do encontro foi votado e escolhido pelos membros do conselho após proposta da Codel, para quem existe a necessidade de se implantar conceitos da experiência do usuário nos processos e serviços oferecidos aos cidadãos e servidores londrinenses. “Os conceitos e os cases de sucesso, como o do Recife, por exemplo, mostram para a comunidade local que é possível sim, simplificar a gestão e a oferta dos serviços públicos, por meio da digitalização. Para tanto, é preciso um esforço de inclusão digital não só da população, mas também dos servidores, que precisam rever fluxos dos processos e os serviços oferecidos com esse olhar do usuário, do cidadão que recebe e interage com os serviços públicos no dia a dia. A importância do tema também se refere à redução de custos com processos morosos e onerosos para a gestão municipal, que muitas vezes não atingem totalmente o objetivo das políticas públicas e geram frustrações tanto nos cidadãos como nos servidores. Precisamos internalizar que tudo o que fazemos como poder público, assim como nas empresas, pode e deve ser aprimorado”, complementou.
Com Ncom