Biblioteca Pública Municipal recebe 39ª Mostra Afro-Brasileira a partir de sexta (6)
4 de dezembro de 2024Programa de Economia Solidária lança coleção natalina de 2024
4 de dezembro de 2024Redação Paiquerê
A Série Palcos Musicais, um dos eventos mais importantes da agenda cultural da região, promove nesta segunda-feira (9), às 20h, na Concha Acústica, um grande show. A apresentação terá a participação do cantor e compositor carioca Marcos Sacramento, destaque da cena musical brasileira contemporânea, e do músico londrinense Paulo Vitor Poloni, ator e professor de canto na cidade.
O evento é um presente de aniversário para Londrina, que completa 90 anos no dia 10 de dezembro. No palco, os dois músicos se encontram para executar canções de célebres compositores como Assis Valente e Noel Rosa, além de obras autorais. Eles estarão acompanhados pela banda formada por Gustavo Gorla (violão), Guilherme Villela (bandolim e cavaquinho), Fabrício Martins (piano), Bruno Cotrim (bateria), Gabriel Zara (baixo), Júlio Erthal (flauta e sax) e Nycolas Horn (percussão).
Referência Nacional
Intérprete notório de vários sambas, Marcos Sacramento destaca-se com seu canto cheio de personalidade e sedução. Com 20 discos lançados e 40 anos de carreira, Sacramento é um dos grandes cantores do país. Artista premiado, já dividiu o palco com artistas como Luiz Melodia, Hamilton de Holanda, Zezé Mota, Hermínio Bello de Carvalho, Jair Rodrigues, Alaíde Costa, Diogo Nogueira e muitos outros.
Neste ano, criou o “Samba do Sacramento”, que se tornou uma das rodas de samba mais queridas do Rio de Janeiro, recebendo centenas de pessoas e nomes como Áurea Martins, Pedro Luís, Toninho Geraes, Nilze Carvalho, Ana Costa e muitos outros. Nos próximos dias, deve lançar seu 21º disco, “Arco”, diferente de tudo que já fez.
Sacramento é também exímio compositor: suas composições seguem o mesmo caminho da excelência de sua voz. Seu canto o levou a se apresentar em importantes palcos e festivais no Brasil, além de ter atuado em Portugal, França, Itália, Alemanha, Holanda, Noruega, EUA, Bélgica, Inglaterra, Argentina e Gabão.
Série Palcos Musicais
O Samba na Concha também marca o início da 9ª edição dos Palcos Musicais, reafirmando o compromisso de trazer para diversos palcos diferentes gêneros e estilos musicais, fomentando a criatividade, a inovação e a cultura local. Criada em 2013, a Série Palcos Musicais é um marco para a cultura de Londrina, um dos eventos mais importantes da região por sua característica inovadora e acessível.
Pelo segundo ano consecutivo, a série explora compositores e intérpretes brasileiros, trazendo em sua programação um repertório que reflete toda a variedade da música popular brasileira. Para 2025, a programação traz grandes expoentes nacionais, como Miguel Rabello, Fabiana Cozza, Luísa Lacerda, Alice Passos e Silvia Borba, ampliando a possibilidade de formação de público, criando referências para os espaços e contribuindo para o desenvolvimento de intercâmbios culturais e para o turismo cultural na cidade de Londrina.
“A ideia é que a música conquiste o reconhecimento de novos públicos, abrindo espaço à música brasileira para atingir todas as vertentes, da música pura autoral à importância da improvisação e releitura de grandes clássicos”, explica Irina Ratcheva, coordenadora do projeto. “Com shows e oficinas gratuitas, a programação consegue abranger públicos de diferentes faixas etárias e gostos musicais, além de criar novos públicos”.
Bate-papo com Marcos Sacramento
Na terça-feira (10), às 10h, Marcos Sacramento participa de um café da manhã seguido de bate-papo com artistas, músicos e público em geral na Casa Farrapos (Rua Farrapos, 145, Jardim Canadá). Ele vai falar sobre sua carreira e os desafios da música brasileira. A entrada é gratuita.
Patrocínio e apoio
A Série Palcos Musicais é uma realização da Artis Colegium Associação Cultural, com a coordenação geral de Irina Ratcheva. O patrocínio é da Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), e Unimed Londrina. Apoios: AML Cultural, Casa de Cultura da UEL, Biblioteca Pública de Londrina, CBN Londrina, Mundo Livre FM, Casa Farrapos, Hotel Crylon e Codel.
Com Ncom