Prefeitura cria comitê de crise para enfrentar impactos das chuvas em Londrina
5 de fevereiro de 2025STJ rejeita tese do “racismo reverso” de pessoas negras contra brancas
5 de fevereiro de 2025Redação Paiquerê
O Programa Municipal de Controle Populacional de Cães e Gatos (CastraMóvel) estará no Jardim Santa Mônica entre os dias 10 e 21 de fevereiro. Neste período, os atendimentos serão realizados das 7h30 às 16h, na sede da Associação Santa Mônica, na Rua Ângelo Vicentini, 400.
Para ser atendido pelo programa é necessário fazer cadastro neste formulário, sendo que o responsável precisa ter mais de 18 anos e residir em Londrina. No dia da castração, será necessário apresentar RG, CPF, comprovante de residência com CEP e comprovante de renda.
O CastraMóvel de Londrina é um programa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), destinado para famílias com renda de até três salários mínimos, além de protetores voluntários de animais e Organizações da Sociedade Civil (OSCs). Para a ação no Jardim Santa Mônica, serão priorizados os animais residentes em bairros próximos, mas moradores de outras regiões também poderão se cadastrar.
Os animais atendidos pelo programa devem ser cães ou gatos, com idade entre 6 meses e 8 anos, estando em boas condições de saúde para realizar o procedimento. Antes da castração, o animal passa por uma avaliação com um médico veterinário, investigando suas condições clínicas para garantir a segurança do procedimento.
Durante o processo de castração, é também inserido um microchip no animal, possibilitando a identificação permanente, além de auxiliar no controle populacional e na promoção da guarda responsável.
“Após a inscrição, a equipe do CastraMóvel entrará em contato com o tutor ou protetor para fornecer as orientações necessárias sobre a documentação e os cuidados pré-operatórios. Após a castração e a microchipagem, os responsáveis pelo animal receberão gratuitamente a medicação pós-operatória, além de todas as orientações para os cuidados necessários após o procedimento”, explicou o gerente de Vigilância Ambiental da SMS, Nino Ribas.
Em média, a equipe do CastraMóvel atende 40 animais domésticos por dia. E os cadastros que não puderem ser atendidos nessa ação do Jardim Santa Mônica serão mantidos na lista de chamada do programa.
Após o dia 21 de fevereiro, o programa deve se deslocar para a região sul da cidade. Mais informações estão disponíveis nos telefones (43) 3372-9453 e (43) 3372-9454.
Com Ncom