Prefeitura alcança R$ 20 mi em valores negociados pelo Profis 2024
5 de junho de 2024Indústria recua em abril, mas acumula alta em 2024
5 de junho de 2024Redação Paiquerê
Como parte da implementação do Método Wolbachia em Londrina, a Prefeitura, por meio das Secretarias Municipais de Saúde (SMS) e de Educação (SME), em parceria com a empresa World Mosquito Program (WMP), promoveu, na terça-feira (4), uma aula lúdica para alunos da rede municipal com o intuito de divulgar a atuação do método como forma de prevenir doenças. A ação, chamada “Wolbito na Escola”, foi realizada com os alunos do terceiro ano da Escola Municipal Tereza Canhadas Bertan, localizada na Rua dos Assistentes Sociais, 60.
Durante a atividade, as crianças assistiram a um vídeo educativo sobre as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti, e como o Método Wolbachia pode contribuir na diminuição da transmissão dessas doenças. O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, acompanhou a ação e enfatizou a importância da implantação do método. “Essa é uma ferramenta importante no combate a dengue, que vai nos ajudar a evitar uma nova epidemia no ano que vem. Lembrando que ainda é muito importante a população seguir cuidando das suas casas e quintais, visto que a maior parte dos criadouros do Aedes estão dentro das casas e quintais da população”, enfatizou.
A secretária municipal de Educação, Maria Tereza Pascoal de Moraes, falou sobre a importância de estabelecer parcerias entre as secretarias para que a informação vá mais longe. “Hoje estamos ensinando para nossas crianças a importância de combater a dengue, e como essa nova tecnologia vai ajudar a evitar novas epidemias. A aula é muito lúdica, e já percebemos como elas estão entendendo o assunto, e serão multiplicadoras dessas informações em suas casas”, comentou.
Todas as escolas municipais vão receber atividades educativas sobre o Método Wolbachia no decorrer do mês de junho. Essas atividades englobam a fase de engajamento da comunidade no processo de implementação do método em Londrina. Além das escolas, todos os Agentes de Combate às Endemias (ACEs), e os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) do Município já passaram por capacitação sobre o assunto, e já contribuem informando a população durante as vistorias as residências e atividades nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
Sobre o Wolbachia
O Método Wolbachia consiste na liberação de mosquitos do Aedes aegypti portando a bactéria Wolbachia, para que se reproduzam com os mosquitos Aedes aegypti locais, estabelecendo, aos poucos, uma nova população destes mosquitos, todos com a Wolbachia.
A Wolbachia é uma bactéria presente em cerca de 50% dos insetos, inclusive em alguns mosquitos, no entanto, não é encontrada naturalmente no Aedes aegypti. Quando presente, a Wolbachia impede que os vírus da dengue, Zika, chikungunya e febre amarela urbana se desenvolvam neste mosquito, contribuindo para redução da transmissão destas doenças.
Uma vez que os mosquitos com a bactéria são liberados no ambiente, eles se reproduzem com mosquitos de campo e ajudam a criar uma nova geração de mosquitos com Wolbachia. Com o tempo, a porcentagem de mosquitos que carregam a Wolbachia aumenta, até que permaneça alta, sem a necessidade de novas liberações.
Com Ncom