LEC encerra “novela” e Squadra Sports regulariza SAF do clube
5 de junho de 2024Votação da PEC das drogas é adiada na CCJ da Câmara
5 de junho de 2024Redação Paiquerê
O Governo do Paraná participa do Junho Violeta, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) de combate e conscientização contra a violência à pessoa idosa. A ação será com campanha publicitária educativa orientando a população sobre uma série de crimes contra o idoso. A campanha também visa orientar a população para que denuncie maus-tratos contra idosos.
“Não podemos nos calar. Muitas vezes as pessoas idosas sofrem em silêncio e toda essa mobilização se faz necessária para que essas violências, abandono e discriminação não cresçam. A campanha vem reforçar toda a luta que temos em prol das pessoas idosas”, enfatiza a secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, cuja pasta lidera a campanha.
Entre as ocorrências que se enquadram como violência contra o idoso estão abandono, agressões físicas e verbais, discriminação, negligência entre outras. A campanha liderada pela Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi) vai reforçar para que a população denuncie crimes contra a pessoa idosa por meio de dois telefones.
Um deles é o Disque 100, serviço que atende denúncias de violações de direitos humanos contra idosos e outros públicos, como a população LGBT, população em situação de rua, pessoas com deficiência, entre outras. Outra forma de denunciar é pelo Disque Idoso Paraná, no número 08001410001. Todas as ligações para o Disque Idoso são sigilosas e podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30
A violência contra o idoso pode ser definida como um ato único, repetido ou a falta de ação apropriada, ocorrendo em qualquer relacionamento no qual exista uma expectativa de confiança que cause dano ou sofrimento a algum representante desse público.
Em 15 de junho se celebra o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. A data foi oficialmente reconhecido pela Assembleia Geral das ONU em 2011, após solicitação da Rede Internacional de Prevenção ao Abuso de Idosos (Inpea), que estabeleceu a comemoração em junho de 2006.
Com AEN