Mulher invade hospital e esfaqueia homem em cima de maca; assista
5 de dezembro de 2024Consultas públicas do programa Parceiro da Escola começam nesta sexta (6) em 177 colégios
5 de dezembro de 2024Redação Paiquerê
O distrito da Warta sedia, neste sábado (7) e domingo (8), a segunda edição de sua Festa Rural. Preparada para receber milhares de pessoas, especialmente visitantes das demais regiões da cidade, a festa na praça da Igreja Matriz terá atrações artísticas, muita música, comidas típicas e uma missa. A programação, voltada para o público de todas as idades, foi pensada como parte das celebrações pelos 90 anos que Londrina completará na terça-feira (10) e, também, do aniversário do distrito, fundado em 14 de dezembro de 1953.
No sábado (7), a praça de alimentação ficará aberta das 12h à meia-noite, enquanto as atrações musicais e culturais estão programadas para subir ao palco das 14h às 22h. Já no domingo (8), a festa começa às 11h, com a abertura da praça de alimentação, que permanecerá em atividade até 23h; por sua vez, a programação cultural e artística será realizada das 13h às 21h. A praça da Igreja Matriz fica na Rua Aurélio Basso, 76.
A 2ª Festa Rural da Warta integra o projeto Festa é Cultura, uma realização da Corre Cultura com patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), da Prefeitura de Londrina. O evento tem ainda apoio da London Music Gerenciamento Artístico e Rádio Clube FM 95.7.
Em maio de 2023, quando foi realizada a primeira Festa Rural da Warta, compareceram cerca de 4 mil pessoas. Para esse ano, com enfoque nas apresentações culturais e musicais, o público está convidado a prestigiar os mais de 25 artistas e coristas que subirão ao palco. Também haverá 18 barracas comercializando delícias típicas da comida caipira, como torresmo, pernil de porco, sanduíche de pernil, costela assada, frango assado e doces, mais os artesanatos e itens de decoração.
A programação de sábado (7) inclui, ainda, uma missa campal especial, celebrada no palco principal do evento pelo padre João Verlingue. Logo após, Vini Costta é quem comanda a primeira apresentação da noite e promete trazer muito sertanejo, pisadinha e forró. Em seguida, começa o sertanejo universitário, com a dupla Caio e Otávio.
Com forte presença na cultura e raízes sertanejas, no domingo (8), a cantora Bárbara Ferrari canta seus sucessos acompanhada de sua fiel companheira, a viola caipira. Considerada uma das revelações e talentos da música regional, ao seu lado também se apresentam o Trio Modão Sertanejo, Léo Massaroto e amigos e a Orquestra Londrinense de Viola Caipira. Diversificando a cultura nacional, Allan Oliveira será o responsável por trazer a alegria e a vibração do pagode.
Já nas atrações culturais, o DJ Edu Braçarotto, considerado o DJ profissional mais novo do Brasil, comanda a partir das 13h no domingo o “Momento Kids” juntamente com Pedrinho Violeiro e a cantora mirim Mariana, que é moradora do distrito e tem o sonho de seguir na carreira. A grade cultural dos dois dias de festa inclui, ainda, artistas da comunidade, o Coro Voz Viva, o Projeto Vozes – com coro formado pelos idosos atendidos nos Centros de Convivência da Pessoa Idosa (CCIs) – e o coral infantil com alunos das escolas municipais dos distritos de Londrina, estes últimos pertencentes aos projetos do Corre Cultura.
A produtora e organizadora do evento, Rose Castanho, adiantou que, em edições futuras, a intenção é manter a data da festa próxima aos aniversários do município de Londrina e do distrito da Warta. “Como é uma festa para comemorar o aniversário de Londrina, a gente fez com um porte um pouco maior do que a anterior. Esperamos que os londrinenses compareçam”, disse.
Com Ncom