Mega-Sena não tem ganhadores; prêmio acumula e vai a R$ 43 milhões
7 de abril de 2024Primeira etapa do concurso “TCC em Ação” está com inscrições abertas
7 de abril de 2024Redação Paiquerê
Nesta terça-feira (9), a Biblioteca Pública Municipal de Londrina Pedro Viriato Parigot de Souza, localizada na Avenida Rio de Janeiro, 413, receberá o lançamento do livro de arte “As Lavadeiras”, de Edra Moraes e Dani Chineider. O evento começará às 19h e é aberto ao público. E na ocasião, também haverá a abertura da exposição de mesmo nome, que deu origem ao livro.
A mostra ficará disponível para visitação até o dia 26 de abril, no horário de funcionamento da Biblioteca Pública, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h. Ela é composta por 12 telas dispostas em um varal e ficará na Sala José Teodoro, no andar superior do prédio.
O livro-objeto é composto por 60 cartões, sendo cinco cópias de cada uma das 12 ilustrações diferentes. Assim, é possível presentear outras pessoas com as artes e manter uma coleção própria. Ele será vendido no evento de lançamento por R$ 30, e também pode ser adquirido pelo site www.aslavadeiras.com/vendas.
O projeto “As Lavadeiras” começou como uma exposição artística, formada por telas de Chineider e poemas de Moraes. Sua estreia foi em 2021, dentro do Festival Literário de Londrina, o Londrix. A exposição também esteve na Semana Literária do Sesc Cadeião.
Moraes é produtora cultural e escritora. Algumas de suas obras são a coletânea de poesias “Para ler enquanto escolhe feijão” e o livro de contos “Dispneia Distópica”. E Chineider é artista plástica e arte-educadora. Já participou de exposições em locais como Espanha, Estados Unidos e o Museu de Arte de Londrina.
As artistas decidiram transformar as obras da exposição em um livro-objeto de cartões postais, que podem ser enviados pelo correio. Segundo Moraes, o livro integra as linguagens literária e plástica. “Cada exemplar permite ao leitor mergulhar na experiência única de apreciar tanto a arte visual quanto a poesia”, afirmou.
Moraes contou que busca universalizar seus sentimentos por meio da poesia e seus poemas tratam sobre ser mulher no século 21. Ela conheceu o trabalho de Chineider em Londrina e teve contato novamente pela internet quando morava na Europa. Moraes relatou que as obras da artista a tocaram pois retratavam mulheres operárias, um tema que considera importante e se relaciona com sua própria trajetória.
Utilizando a pintura acrílica, Chineider retrata nas telas as relações da mulher e do trabalho, tema que ela e Moraes trabalham no projeto “As Lavadeiras”. “É uma homenagem às mulheres artistas e as operárias, reconhecendo suas contribuições, muitas vezes esquecidas, para a construção do país”, apontou Moraes.
O projeto é aprovado pelo Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE) da Secretaria de Estado da Cultura.
Com Ncom