Diretora de Bibliotecas de Londrina participará de evento em Bogotá
6 de junho de 2024Título de Cidadão Honorário do Paraná será entregue a ministro do STF dia 24 de junho
7 de junho de 2024Redação Paiquerê
Setenta professores aprovados pelo Teste Seletivo n° 38/2024 compareceram, na quinta-feira (6), no auditório da Prefeitura de Londrina para confirmarem que aceitam suas vagas e definirem qual o local de trabalho. Eles foram recebidos pelo prefeito Marcelo Belinati e pela diretora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (SME), Mariângela Bianchini, mais a equipe da Secretaria Municipal de Recursos Humanos (SMRH).
Essa é a primeira leva de contratação do Teste Seletivo n° 38/2024, sendo todos professores para a função de Docência da Educação Básica. As vagas prioritárias destinadas a esses profissionais estão distribuídas entre 34 escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI), localizados na área urbana de Londrina e distritos.
Dos 70 docentes convocados pelo Edital n° 120/2024, 17 são afro-brasileiros, que já tiveram sua autodeclaração validada em entrevista com a banca de heteroidentificação. Agora, todos os convocados devem encaminhar, até 11 de junho, os documentos admissionais que ainda não providenciaram para que, no dia 14, façam a assinatura do contrato no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e iniciem suas atividades dia 17 de junho.
Na recepção aos novos professores da rede municipal, o prefeito Marcelo Belinati enfatizou que, durante sua administração, a educação tem sido priorizada. Com esse intuito, os investimentos saltaram de R$300 milhões para R$800 milhões, viabilizando reforma em todas as unidades escolares, aquisição de novos mobiliários e equipamentos, fornecimento de material escolar e uniformes para a rede municipal e conveniada, contratação de inspetores e de mais de 2 mil professores. “Ampliamos dezenas de salas de aula, o equivalente a construir dez novas escolas. Garantimos que todas as nossas crianças, inclusive dos CEIs filantrópicos, tenham a melhor merenda do Brasil, brinquedos e parquinhos novos. Eu realmente amo a educação, e saibam que vocês vão cuidar e servir de exemplo para o nosso bem mais precioso, que são as nossas crianças”, ressaltou.
A secretária municipal da Educação, Mariângela Bianchini, também desejou boas-vindas para todos os professores que estão iniciando novo contrato com a Prefeitura. “Estamos felizes e ansiosos pela chegada de vocês. Queríamos convocar todos os aprovados, infelizmente não foi possível, então chamamos os primeiros 70 colocados e devemos convocar mais entre o final de julho e início de agosto. O quadro de vagas que vamos preencher hoje é prioritário, então vamos chamar para que aceitem em ordem de classificação. Desejo a todos boa sorte, que consigam iniciar conosco dia 17 de junho e fazer a diferença na vida das nossas crianças. Sou professora há 33 anos e até hoje tenho orgulho de quando encontro meus ex-alunos, é muito gostoso ver que eles lembram da gente com carinho. Que vocês possam passar pelo mesmo, com as crianças que estarão nas mãos de vocês”, comentou.
Dando sequência ao aceite e escolha de vaga, o gerente de Provimento da SMRH, Gustavo Velei de Aquino, orientou todos os convocados sobre quais documentos são obrigatórios nessa etapa admissional, incluindo certidões, declarações e afins. O primeiro prazo para submissão desses itens encerrou em 31 de maio, conforme edital de convocação. Agora, os professores devem providenciar e protocolar, entre segunda (10) e terça-feira (11), no Portal do Candidato, os documentos faltantes ou corrigidos.
Os 70 docentes que serão contratados via Teste Seletivo terão uma carga horária diária de 6h, totalizando 30h semanais. Cada contrato firmado com o Município terá prazo inicial de 12 meses, que poderá ser renovado pelo mesmo período a critério do serviço público.
Com Ncom