![](https://www.paiquere.com.br/wp-content/uploads/2025/02/compagas-150x150.png)
![](https://www.paiquere.com.br/wp-content/uploads/2025/02/compagas-150x150.png)
![](https://www.paiquere.com.br/wp-content/uploads/2025/02/compagas-150x150.png)
Compagás apresenta projeto de expansão para Londrina e norte do PR
8 de fevereiro de 2025![](https://www.paiquere.com.br/wp-content/uploads/2025/02/CHUVASSS-150x150.png)
![](https://www.paiquere.com.br/wp-content/uploads/2025/02/CHUVASSS-150x150.png)
![](https://www.paiquere.com.br/wp-content/uploads/2025/02/CHUVASSS-150x150.png)
Com chuvas, Defesa Civil emite alerta para Morretes; Litoral tem força-tarefa para atendimentos
8 de fevereiro de 2025Redação Paiquerê
Com a publicação do Decreto nº 101/25, que declarou situação de emergência nas estradas rurais do Município, no último dia 28, a Prefeitura de Londrina agora busca agilizar, ao máximo, a concessão das licenças ambientais pelo Instituto Água e Terra (IAT) para, com isso, iniciar os serviços de recuperação em 24 delas, já mapeadas pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento e que se encontram em situação mais delicada.
No início da semana, o prefeito Tiago Amaral esteve reunido, em Curitiba, com o secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Natalino Avance de Souza, para pleitear novos convênios para a manutenção das estradas rurais, e com o secretário estadual de Desenvolvimento Sustentável, Everton Souza, para tentar agilizar a liberação das licenças ambientais pelo IAT. Os documentos são necessários para que o Município possa extrair o cascalho (material usado na recuperação das estradas) das nove jazidas já selecionadas.
Na sexta-feira (7), o secretário Municipal de Agricultura e Abastecimento, Gilmar Pereira, esteve reunido com o chefe de gabinete do Instituto Água e Terra (IAT), Amilcar Cabral, e com o coordenador regional do órgão em Londrina, Fernando Coimbra, para definir os últimos detalhes da liberação das licenças.
Segundo o secretário, com a publicação do decreto o processo avançou bastante e a expectativa é de que as autorizações sejam emitidas nos próximos dias. “Já estamos com as taxas a serem recolhidas, todos os outros procedimentos e condicionantes já foram demandados e estamos na expectativa de que muito rapidamente teremos as licenças”, afirmou o secretário.
Gilmar Pereira explicou ainda que já nesta sexta-feira (7), antes mesmo da liberação das licenças pelo IAT, as equipes da Prefeitura já estavam trabalhando em quatro estradas diferentes. “A comunidade pode ficar tranquila, porque independentemente da liberação das jazidas pelo IAT, temos uma autorização vigente e vamos usá-la para retirar o cascalho e iniciar os trabalhos de recuperação nas estradas que estão em pior estado. Nesta sexta-feira (7), por exemplo, já estamos com frentes de trabalho em quatro locais, entre eles as estradas do Resende, do Saltinho e do Pari-Paró”, destacou.
De acordo com o secretário, a ideia é aproveitar a estiagem prevista para os próximos dias para adiantar o serviço. Estamos convocando todos os servidores, com horas extras, sábado e domingo, direto. Porque a nossa necessidade é reestabelecer o direito de ir e vir da comunidade”, ressaltou Pereira.
O chefe de gabinete do Instituto Água e Terra (IAT), Amilcar Cabral disse que o órgão está empenhado em auxiliar a Prefeitura de Londrina a agilizar o processo de liberação das licenças, “Nós recebemos uma determinação do nosso secretário Estadual de Desenvolvimento Sustentável, Everton Souza, que recebeu o prefeito Tiago Amaral lá em Curitiba, no início da semana, para que viéssemos a Londrina e auxiliássemos a Prefeitura no que fosse necessário para acelerar a emissão das autorizações e o Município possa iniciar a recuperação dessas estradas rurais”, disse Cabral.
Com Ncom