


Distrito de Maravilha recebe 2ª Festa Rural neste fim de semana
7 de março de 2025


Nova liberação de tráfego no Viaduto da PUC em Londrina é adiada para segunda-feira
8 de março de 2025Redação Paiquerê
Desde a última sexta-feira (7), a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Social e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), ampliou os postos fixos de segurança das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Centro-Oeste e Sabará para 24h. Haverá dois guardas municipais por turno e também será criada uma sala de apoio e monitoramento por câmeras dentro das unidades. A segurança das UPAs vinha sendo feita com apenas um guarda municipal por turno, o que dificultava a realização de abordagens seguras.
A parceria será estendida à Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) para resolver questões de permanência de pessoas em situação de rua que pernoitam sob as marquises das unidades. A SMAS será acionada para realizar abordagens e encaminhamento para um local adequado, sempre que identificada a necessidade. Por meio da integração dos serviços de segurança, saúde e assistência social, o objetivo é promover mais segurança para os pacientes e servidores das unidades de saúde.
O secretário municipal de Defesa Social, Felipe Juliani, destaca o impacto positivo das novas medidas de segurança. “Nós vamos dobrar o efetivo das UPAs. Antes, nós tínhamos apenas um profissional de segurança trabalhando aqui e vamos aumentar para dois. Isso dá a possibilidade de realizar uma abordagem, ou uma ação policial, mais efetiva e com mais segurança para os servidores e para a população”, disse.
A secretária de Saúde, Vivian Feijó, afirma que o trabalho integrado das três secretarias visa garantir mais segurança e a correta abordagem da população de rua. “Eu e o secretário de Defesa Social já estávamos conversando sobre essa necessidade de garantir a segurança dos colaboradores e dos pacientes que procuram a UPA. E a UPA Centro-Oeste, especificamente, em muitos momentos acolhe situações de vulnerabilidade social. Eu respeito essa situação, e a Secretaria de Assistência Social tem feito seu trabalho, mas aqui é uma unidade de saúde. Em momentos de vulnerabilidade, ocorrem conflitos que colocam em risco os médicos, enfermeiros e técnicos que trabalham aqui. Então, através dessa parceria teremos o reforço das escalas de segurança, a limpeza do ambiente e a segurança e qualidade no atendimento dos nossos profissionais e pacientes”, afirmou.
Além dos postos fixos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), também é realizado o trabalho de ronda e patrulhamento pelas viaturas da Guarda Municipal na região. As equipes móveis estão presentes nos bairros do entorno para dar suporte às equipes fixas das unidades.
Com Ncom