Oito em cada dez professores já pensaram em desistir da carreira
8 de maio de 2024Paraná registra mais de 38 mil novos casos de dengue e dezenas de mortes
8 de maio de 2024Redação Paiquerê
Londrina recebe até sexta-feira (10) mais uma edição do Paraná em Ação. Ao longo desses três dias, a comunidade poderá conferir de perto vários serviços prestados pelo Governo do Estado, idealizador da ação por meio da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (SEJU), e pela Prefeitura de Londrina, parceira da iniciativa juntamente com o Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) e Defensoria Pública do Paraná. As atividades ficarão concentradas no Centro Esportivo Maria Cecília, localizado na Rua Luiz Brugin, 610, com funcionamento das 9h às 17h.
Entre os diversos órgãos estaduais com presença confirmada, estão o Detran-PR, Sanepar, Copel, Polícia Militar, Centro Estadual de Informação para Migrantes, Refugiados e Apátridas do Estado do Paraná (CEIM), Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Polícia Rodoviária.
Já no primeiro dia do evento, adolescentes de 12 a 17 anos poderão expedir o RG biométrico gratuitamente, conforme agendamento. Por meio da Defensoria Pública (DPE-PR), haverá serviços de orientação jurídica, conciliação e testes de paternidade e maternidade voluntários.
A Prefeitura de Londrina também vai oferecer uma gama diversificada de ações e serviços para toda comunidade. Além de ceder o espaço do Centro Esportivo para sediar o evento, a Fundação de Esportes (FEL) terá uma equipe com educadores físicos e estagiários realizando alongamentos e atividades recreativas com a comunidade.
A Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) fará o agendamento de horários para a Sala da Mulher Empreendedora. Também vai orientar sobre a rede de proteção à mulher vítima de violência, seja ela doméstica ou familiar, e demais serviços e projetos desenvolvidos pela pasta.
Para garantir o direito ao uso das vagas exclusivas para idosos, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) levará uma equipe para confeccionar a credencial de estacionamento. Uma equipe da Guarda Municipal Escolar Comunitária (GMEC), da Secretaria Municipal de Defesa Social, fará divulgação dos telefones da instituição e do aplicativo 153 Cidadão, mais a distribuição de panfletos com dicas de segurança do projeto “Informar para proteger”.
Pela Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (SMTER) estará disponível o encaminhamento para vagas de emprego e orientações sobre a Carteira de Trabalho digital. Na quinta-feira (9), os agentes de microcrédito participam da feira para esclarecer os empreendedores sobre as linhas de crédito ofertadas. Os atendimentos da SMTER ficarão disponíveis nos três dias do Paraná em Ação, das 8h30 às 13h30.
Na quarta-feira (8), crianças e adolescentes que forem até o Centro Esportivo Maria Cecília vão poder conhecer o ônibus da Biblioteca Móvel Ambiental. Esse projeto da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) contém diversos livros, vídeos e materiais educativos sobre a proteção do meio ambiente, com linguagem adequada ao público infanto-juvenil.
Uma equipe do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Norte B participará do Paraná em Ação ao longo de todo o evento, realizando o agendamento para atualização ou inserção no Cadastro Único e prestando orientações sobre os benefícios socioassistenciais municipais, estaduais e federais. Haverá ainda uma exposição dos trabalhos produzidos nas oficinas coletivas do Movimenta CRAS, programa da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) desenvolvido em unidades do CRAS.
Agentes de controle de endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) farão uma exposição educativa, indicando formas imaturas dos vetores da dengue, chikungunya, zika vírus, doença de Chagas e esquistossomose. A feira também vai orientar o público sobre o Caramujo africano. E na quinta (9), a equipe de enfermagem da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Maria Cecília fará aferição de pressão arterial e medição de glicemia.
Para o público que ainda não concluiu os estudos até o 5° ano, a Secretaria Municipal de Educação (SME) terá profissionais da Educação de Jovens e Adultos (EJA) recebendo inscrições de novos alunos. O ingresso nas turmas será imediato. A equipe da EJA irá orientar, também, sobre a próxima edição do Projovem Urbano, programa profissionalizante do Governo Federal para jovens a partir dos 18 anos.
Quem tiver dúvidas ou precisar de orientação sobre compras ou prestação de serviços, poderá conversar com fiscais do Núcleo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON-LD), que estarão no Paraná em Ação durante os três dias de evento. E a Companhia de Habitação de Londrina (Cohab-LD) terá um estande para tirar dúvidas gerais da população, abrir novos cadastros ou atualizar os já existentes.
A Secretaria Municipal de Cultura (SMC) fará a divulgação dos serviços e atividades que realiza, envolvendo o Museu de Arte de Londrina, a Casa da Criança que hoje é sede da SMC, Lei de Patrimônio, entre outros. A comunidade poderá acessar vídeos on-line por meio de um QR Code que ficará no estande e os materiais impressos. E algumas produções oriundas do Programa Municipal de Incentivo à Cultura, o Promic, ficarão disponíveis para distribuição gratuita e limitada, incluindo livros, periódicos e catálogos.
Já a Secretaria Municipal do Idoso vai prestar orientações sobre como obter a Carteira de Viagem Interestadual para Pessoas Idosas. Os servidores farão cadastro de pessoas idosas que desejam participar das ações e programas que são ofertados pela SMI nos Centros de Convivência da Pessoa Idosa (CCI) das regiões Norte, Leste e Oeste.
Integrando a organização da feira de serviços, Paulo Henrique Motta Vieira, da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, destacou que essa será a terceira edição do Paraná em Ação na cidade de Londrina. A primeira ocorreu no Jardim Bandeirantes, em julho do ano passado. Já a segunda foi um edição especial, o Paraná Rosa em Ação, pois comemorou o Dia Internacional da Mulher com serviços e ações exclusivos para as mulheres. “Esse ano nós resolvemos fazer o Paraná em Ação, que é a feira completa, aqui no ginásio do Maria Cecília para atender todas as todas as demandas do bairro. Entendemos que os Cinco Conjuntos é uma região muito populosa, tem uma demanda e a gente pretende ajudar o Município nessas demandas”, contou.
Vieira reforçou que a comunidade deve aproveitar para visitar o Centro Esportivo do Maria Cecília durante os próximos três dias. “Teremos exposições para as crianças e adultos, atendimento para mulheres, o CRAS, cadastro da EJA, testes de visão gratuitos, são muitos serviços. Convidamos toda a população para que venha e aproveite esse momento para fazer os seus atendimentos. Às vezes as pessoas chegam aqui, acham que não tem uma demanda, mas acabam encontrando algum serviço que ela precisava. E esse é o momento, todos os serviços em um em um local só. Essa edição foi um pedido do nosso secretário Santin Roveda, de Justiça e Cidadania, e a gente pretende atender toda a demanda desse bairro, se tudo der certo. E já está dando certo, pois a Prefeitura nos deu um grande suporte e vai ser sucesso”, adiantou.
Com AEN