


Restaurante Rural traz pratos premiados como opção de almoço na ExpoLondrina
9 de abril de 2025


LEC anuncia chegada do atacante Gabriel Canela
10 de abril de 2025Redação Paiquerê
O Pavilhão Smart Agro recebeu na terça-feira (8), o painel “Mulheres em Ambientes de Inovação”. O momento foi de troca de vivências entre o público feminino por meio da experiência de quem tem grande representatividade no meio. Foram convidadas para liderar o painel a gestora de projetos e influenciadora de inovação no Sebrae PR, Ana Clara Rizzi, a consultora de Startup, TIC e Mercado Internacional pelo Sebrae-PR, Danubia Milani, a Coordenadora de Tecnologia e Inovação do Instituto Senai de Tecnologia da Informação e Comunicação, Silvana Kumura, e a CEO do Hub de Inovação Cocriagro e Diretora de inovação da Sociedade Rural do Paraná, Tatiana Fiúza.
Durante a apresentação, as mediadoras lançaram o Founders Mulheres no Ecossitema em Londrina. O movimento de posicionamento feminino surgiu em 2022 na cidade de Cascavel, idealizado pela Ana Clara Rizzi. “A ideia é que a gente leve cada vez mais o ecossistema de inovação para a nossa região para fazer com que as mulheres que estão na inovação comecem a ocupar mais cadeiras”, afirmou a gestora de projetos.
Diretora de Inovação da SRP, Tatiana Fiúza defende que o movimento é uma oportunidade das mulheres se unirem. “A gente está propondo o lançamento de um movimento que é o Founders Ecossistema, que são mulheres que trabalham com inovação para que possam se reunir e discutir liderança, conhecimento, formas da gente aprender mais para ocupar cargos importantes e se sentir seguras nesses cargos”, explicou.
O evento contou com a presença de mais de 40 mulheres, dentre elas a Deputada Federal, Luísa Canziani, a Secretária Municipal da Família e Desenvolvimento Social de Londrina, Marisol Chiesa, além de líderes de governanças, empresárias, representantes do HU (Hospital Universitário de Londrina), da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Câmara Municipal de Londrina, entre outros. Além de lançar o movimento, as convidadas falaram sobre experiências próprias e incentivaram as participantes a serem mais atuantes em espaços que são ocupados principalmente por homens.
Danúbia Milani, defende que as mulheres precisam mostrar o protagonismo delas. “Elas precisam estar à frente de ações. Aqui em Londrina já tem tantas mulheres na governança, então isso já é um marco para nós, ter tantas mulheres assumindo cargo de presidência, de coordenação. Dei o exemplo da governança de TI, que já existe há 20 anos e foi a primeira vez na história a ter uma mulher na presidência, então eu vejo que as mulheres precisam, sim, aparecer, se posicionar, enxergar essas funções como algo que vai trazer um protagonismo para o feminino”, afirmou a consultora de startup.
Jessica Bazana é farmacêutica e representante da SALUS, governança de saúde de Londrina. Ela acredita que discussões como essa são fundamentais. “Foi inspirador esse momento que a gente vê o empoderamento das mulheres. Estar aqui e ouvir as histórias delas, as conquistas e as dificuldades também, faz com que a gente entenda que cada vez mais a gente tem que lutar pela liderança das mulheres e eu acho que nós temos essa sensibilidade que foi falada ali e isso é muito importante para a nossa atuação em diversos seguimentos. Foi muito esclarecedor”, contou a farmacêutica.
Essa já é a segunda vez que o Pavilhão Smart Agro recebe um painel sobre protagonismo em ambiente de inovação. A primeira edição foi em 2023, também na ExpoLondrina. Silvana Kumura afirma que ter a oportunidade de discutir sobre o tema é incrível. “Não tem outro jeito, eu acho que é nossa obrigação, como mulheres que estão de alguma forma na liderança, trazer todas para esse debate, como é que eu posso ser líder? Porque a gente tem mais insegurança do que os homens, então eu acho que espaços como esses são incríveis, a gente trocar essas experiências é muito bom”, relatou a coordenadora de TIC.
O painel “Mulheres em Ambientes de Inovação” foi organizado pela Sociedade Rural do Paraná, Sebrae e Estação 43.
Com ExpoLondrina/Tatiane Pívaro