Maria da Penha entra em programa de proteção
9 de junho de 2024Peeling de fenol: saiba o que é e quais cuidados devem ser tomados
9 de junho de 2024Redação Paiquerê
A Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) vai promover na terça-feira (11), às 14h, uma palestra gratuita com o tema “Visagismo aplicado à coloração dos cabelos”. Na ocasião, será abordado o conjunto de técnicas usado para valorizar a beleza de um rosto. A ação acontecerá na sede do Centro de Oficinas para Mulheres (COM), localizado na Rua Valparaíso, 189, Parque Guanabara. Foram abertas 20 vagas.
A palestra é voltada a mulheres acima de 18 anos, da área urbana de Londrina e distritos, e será ministrada pela professora do Senac Centro, Luciana Konrado. Quem deseja participar deve fazer sua inscrição pelo número de WhatsApp (43) 99945-0056.
Para a diretora de Empreendedorismo e Ações Educativas da SMPM, Lisnéia Rampazzo, é importante que as mulheres se sintam confortáveis e felizes com o seu visual, pois isto aumenta a autoestima e, consequentemente, a qualidade de vida delas.
Segundo Rampazzo, o visagismo possibilita encontrar o corte, a cor e o estilo de cabelo ideal para cada pessoa. “Também permite harmonizar o visual do cabelo com o formato do rosto, destacar os pontos fortes do rosto e disfarçar os pontos fracos, aumentar a autoestima e a confiança, ter um visual mais moderno e estiloso e cuidar melhor dos cabelos”, relatou.
A técnica de Relações com o Mercado do Senac Centro, Ana Paula de Almeida, acrescentou que no visagismo busca-se a harmonização de corte e coloração do cabelo. “Levamos em consideração aspectos da personalidade, traços do rosto, linguagem visual e características físicas, como cor dos olhos e tonalidade da pele. Na coloração dos cabelos, analisamos o subtom da pele para identificar as cores que mais combinam com cada pessoa. O objetivo é deixar o rosto mais harmônico, suavizando olheiras, rugas e manchas”, disse.
Mais sobre a técnica
A palavra “visagismo” é uma tradução de visagisme, que, em francês, significa “rosto”. A técnica foi criada pelo maquiador e cabeleireiro francês, Fernand Aubry, em 1937, mas ganhou expansão com o brasileiro Philip Hallawell, artista plástico de renome nacional. Hallawell acredita que o visagismo não engloba apenas a beleza exterior, pois também abarca o estilo e a personalidade do indivíduo. Para ele, o visagismo é a “arte de criar uma imagem pessoal, com harmonia e estética, que expressa qualidades autênticas da personalidade e esteja adequada ao estilo de vida da pessoa”.
Com Ncom