Frio vai até a próxima semana; chuva congelada e neve estão descartadas no Paraná
10 de julho de 2024Acidente mata idoso na zona norte de Londrina
10 de julho de 2024Lino Ramos
Redação Paiquerê
A Universidade Estadual de Londrina (UEL) adotou uma resolução que estabelece regras e um cronograma para suprimir o uso e a compra de produtos plásticos como copos e garrafas descartáveis de uso único.
Aprovada pelo Conselho de Administração da UEL, essas regras valem para o Campus Universitário, órgãos de apoio e as demais instâncias administrativas.
Na prática, a resolução pretende criar uma cultura, com foco na sustentabilidade, em cumprimento ao Estatuto da UEL e à Constituição Federal, no Artigo 225, que aponta a necessidade de proteção ambiental frente ao impacto causado pelo plástico de uso único. Segundo a Universidade, o plástico pode levar mais de 400 anos para se decompor e traz impactos ambientais graves. São considerados plásticos de uso único copos, talheres e pratos, canudos e mexedores descartáveis.
Segundo o pró-reitor de Planejamento da UEL, Sérgio Carvalho, a medida busca avançar nas práticas de respeito ambiental, já adotadas pela comunidade interna da universidade.
De acordo com Sérgio Carvalho, a supressão de objetos plásticos enfrenta dificuldades no cotidiano da universidade, como mostrou o grupo criado para estabelecer uma política ambiental interna na UEL.
Em junho, a UEL foi apontada como uma das Instituições de ensino superior brasileiras mais comprometidas com os objetivos de desenvolvimento sustentável, com destaque em diversos quesitos avaliados no ranking The Impact 2024.
A Universidade foi eleita a segunda do país, junto a outras seis instituições, na implementação de ações sustentáveis.
O ranking avaliou o grau de envolvimento de mais de 2,1 mil universidades de 125 países com iniciativas de impacto social e suas contribuições por meio de projetos e pesquisas às áreas e temas da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU).