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Indústria do Paraná cresceu acima da média nacional no ano passado
11 de fevereiro de 2025Redação Paiquerê
Responsável por desenvolver soluções de inovação em todos os setores da administração municipal, em ações integradas com as demais empresas públicas, como Codel (Instituto de Desenvolvimento de Londrina), CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) e Londrina Iluminação, a CTD estuda uma parceria inédita com o Serpro (Serviço Federal de Proteção de Dados).
O órgão é a empresa nacional de inteligência em governo digital e tecnologia da informação que provê soluções inteligentes para transformação e inclusão digital de entes públicos.
Nesta semana, a equipe de Novos Negócios do Serpro esteve na sede da CTD, no Tecnocentro, para apresentar um portfólio com cerca de 70 soluções que podem ser aplicadas, tanto em programas específicos voltados à melhoria na prestação de serviços à população quanto para promover a transformação digital nos processos internos da máquina municipal, duas das principais bandeiras do prefeito Tiago Amaral na área.
Algumas das soluções de inovação envolvem uma gestão eficiente na fila de espera por consultas na rede municipal de Saúde e a implantação de um sistema unificado de atendimento geral ao cidadão.
“Na condição de maior empresa de tecnologia com foco no Gov.Br, o Serpro nos trouxe várias soluções e pretendemos evoluir para uma parceria de negócios de modo a conseguir representar esses produtos não só em Londrina, mas em municípios que quiserem utilizar os serviços”, antecipa o presidente da CTD, Roberto Moreira.
GESTÃO NA SAÚDE
No caso da Saúde, a companhia estuda o desenvolvimento de uma plataforma que gerencie todo o processo de agendamento das consultas por parte dos usuários das unidades municipais, com comunicação via WhatsApp, por exemplo. Técnicos da companhia já finalizaram recentemente um diagnóstico sobre os principais gargalos no sistema ouvindo cerca de 200 servidores da pasta.
Outra ferramenta de transformação digital em estudo é a de atendimento unificado ao cidadão para as principais demandas de serviços da prefeitura. “São soluções de atendimento para a população que envolvem um canal exclusivo de WhatsApp, Instagram, que é o que chamamos de Omnichannel, uma plataforma bem moderna também utilizando o Gov.Br”, explica Moreira.
O presidente da CTD destaca como ponto fundamental para a parceria pioneira em Londrina com o Serpro o fato de o município dispor de uma empresa pública voltada à inovação. “O trâmite entre empresas públicas é muito mais rápido e isso simplifica a questão da transferência de tecnologia para o município. É um diferencial que Londrina tem e temos que saber explorar”, avalia. “Podemos ser o primeiro município a entregar soluções de inovação utilizando várias ferramentas e as conectando ao Serpro. E além disso a CTD seria a primeira empresa municipal que faria uma parceria diretamente com o Serpro. Vamos avaliar juridicamente como o processo poderá ser feito”.
Foco é facilitar a vida do cidadão, diz superintendente do Serpro
Superintendente de Novos Negócios do Serpro, Thiago Baere explica que a empresa federal de inovação tecnológica possui equipes técnicas distribuídas nas cinco regiões do País (Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte) de forma a prover soluções que atendam à cultura e às especificidades dos municípios. E que nas cidades que possuem uma empresa pública de tecnologia, como Londrina, com a CTD, o processo é ainda mais facilitado. “Em municípios que possuem empresa de tecnologia, como é o caso de Londrina, a gente faz um trabalho de parceria para que eles nos ajudem a transformar essa solução que é padrão do portfólio do Serpro em uma solução especializada para o município em questão”, afirma.
Baere ressalta que quando se fala em inovação no setor público a tecnologia deve ser usada sempre para melhorar e facilitar a vida do cidadão. Ele é o foco. “A forma como a gente pensa nossas soluções é o quanto de valor que conseguimos gerar no menor tempo possível para o cidadão. Nossas soluções miram trazer coisas que geram valor rápido para o cidadão”.
Com Ncom