


Brasil conquista título do Campeonato Sul-Americano Sub-17
14 de abril de 2025


Produtores dos estandes da Expo Sabores revelam alta satisfação com o resultado das vendas
14 de abril de 2025Redação Paiquerê
Na próxima terça-feira (15), às 14h, o Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCI Oeste) realizará o lançamento do Projeto Troca de Saberes: Módulos Cultura Italiana. Integrado ao evento de abertura das atividades da Universidade Aberta a Terceira Idade (UNATI), o lançamento do projeto será realizado no anfiteatro do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA) da Universidade Estadual de Londrina (UEL), e aberto a toda comunidade.
Além do lançamento do projeto, o evento contará com apresentação do Coral Tempos Dourados, palestra do professor doutor Marcos Cabrera e coffee break com apresentação do cantor e compositor Tonho Costa.
O projeto Troca de Saberes é desenvolvido pela Secretaria Municipal do Idoso (SMI) com o principal objetivo de ampliar o conhecimento das pessoas idosas sobre novas culturas, por meio de oficinas de culinária, artesanato e eventos culturaisSegundo a secretária municipal do Idoso, Marisol de Oliveira Chiesa, o Troca de Saberes é um conjunto de ações que promovem o intercâmbio do conhecimento e da vivência das pessoas idosas, e também entre estas e indivíduos de outras idades, na perspectiva intergeracional. “Essa iniciativa representa uma importante ferramenta para proporcionar a valorização de suas experiências e percepção de vida, a participação social e o resgate da autoestima, atuando ainda como forma de prevenção de preconceitos, já que confere tamanho protagonismo e relevância àquilo que as pessoas idosas aprenderam e puderam experimentar no decorrer de suas vidas, o que passa a ser apreciado e respeitados pelas pessoas mais novas”, afirmou.
Com duração aproximada de três meses, os encontros semanais serão realizados em diferentes locais. A programação do módulo cultura italiana terá aulas de gastronomia com o chef Marcelo Camargo, música com Meire Valim, e literatura com a professora de italiano Márcia Rorato, integrante da organização do projeto.
A coordenadora do CCI Oeste, Rosely Sonoda Gomes, comentou que na fase inicial do projeto Trocas de Saberes, os idosos manifestaram o desejo em aprender artesanato, pois não havia quem os ensinassem. “Na ocasião, observou-se que entre as participantes havia pessoas com as habilidades e os conhecimentos necessários para o aprendizado dos outros”, disse.
Esse ano, o CCI Oeste vai desenvolver o Troca de Saberes em parceria com a Associação dos Aposentados da Prefeitura Municipal de Londrina (AAPPML), e com a UNATI, projeto de extensão criado em 1994, na UEL, com o objetivo de desenvolver atividades com pessoas idosas, como hidroginástica, aulas de musculação, projetos de massoterapia e outros. A união entre os projetos busca aumentar o número de participantes e diversificar as aulas oferecidas.
Gomes destacou que as ações do Troca de Saberes estimulam a comunicação entre as diferentes gerações, por meio das trocas de vivências e socialização entre os participantes. “Também contribui para o desenvolvimento do protagonismo, autonomia e formulação de novos projetos de vida para a pessoa idosa, contribuindo para sua qualidade de vida. Possibilita aos idosos desempenhar ou ocupar o papel de destaque em uma atividade, não só como participantes, mas como integrantes ativos para o planejamento e decisões”, concluiu.
Com Ncom