Em busca da 2ª vitória, LEC encara o Cascavel pelo Paranaense
15 de janeiro de 2025Inauguração das obras do aeroporto de Londrina será dia 22 de janeiro
15 de janeiro de 2025Redação Paiquerê
Um problema no ramal de galeria pluvial da rua Santa Terezinha, cruzamento com avenida Theodoro Victorelli, região leste da cidade, está sendo reparado pela Prefeitura de Londrina. Na terça-feira (14), a Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP) iniciou a atuação no local com equipe própria e maquinário para recompor a estrutura, reconectar a tubulação e corrigir uma erosão de pequeno porte surgida na pista na semana passada. As atividades terão continuidade nesta semana, sem prazo de conclusão definido.
Ao verificar esta abertura na pista, no dia 6 de janeiro, a SMOP cercou e sinalizou a área para garantir a segurança dos motoristas. Na segunda (13) foram iniciados os serviços com o corte do pavimento existente, a fim de delimitar o trecho do quadrante a ser escavado. Já com o início da sondagem do local, realizada terçã (14), foi verificado um desvio na galeria pluvial, causado por uma instalação inadequada de cabos de fibra óptica feita por uma empresa de telefonia. A interferência alterou o alinhamento original da tubulação, causando o acúmulo de água no solo e consequente erosão no asfalto.
O local de intervenção das obras fica na rua Santa Terezinha, cruzando com a avenida Theodoro Victorelli, na pista onde os veículos trafegam descendo a partir da avenida Celso Garcia Cid. Os motoristas que passarem pelo local, durante os trabalhos da Prefeitura, devem ter atenção com a sinalização nas vias, já que parte do fluxo está ocorrendo em meia pista, sem bloqueios integrais.
Os reparos em execução incluem a remoção e o reposicionamento dos cabos de fibra óptica, além da substituição e religação da tubulação principal da galeria pluvial. Posteriormente, será realizado o aterramento do buraco e a nova pavimentação do trecho afetado.
Segundo o engenheiro Silvio Hoshino, da diretoria de Pavimentação da SMOP, a troca da tubulação deve ser concluída até esta quarta-feira (15) ou quinta-feira (16), a depender das condições climáticas, que indicam possibilidade de chuvas. “Nosso objetivo é realizar a religação da tubulação antes de qualquer precipitação para evitar problemas maiores na via. Após essa etapa, será feito o aterro e a pavimentação, mas ainda sem uma data exata para conclusão total”, explicou.
Embora a manutenção nas redes de galerias pluviais ser um serviço regular rotineiro, desenvolvido pela Prefeitura de Londrina, este ocorrido na região leste foi considerado perla Prefeitura como imprevisto, sendo ocasionado por intervenções feitas por uma outra empresa de maneira inadequada e sem a autorização devida.
Com Ncom