MEC avalia novo prazo para inscrição de alunos do RS no Enem
16 de maio de 2024Veja quantos agentes das forças de segurança do Paraná estão no Rio Grande do Sul
16 de maio de 2024Redação Paiquerê
Pelo segundo ano consecutivo, o Governo do Paraná quer saber a opinião da população sobre o turismo no Estado. As perguntas da pesquisa foram elaboradas pela Secretaria do Turismo para conhecer as sugestões, experiências e percepções dos paranaenses. Os dados também servem para identificar os principais destinos e hábitos de consumo de viagens. O questionário online leva, no máximo, cinco minutos para ser respondido e fica disponível até 31 de maio. Para participar clique AQUI.
Até o momento, a pasta estadual já recebeu 1.586 respostas válidas, ou seja, questionários que são preenchidos completamente até o final. O número quase atinge o total do ano passado, quando 1.880 pessoas participaram.
A pesquisa pode ser respondida por moradores de todos os 399 municípios do Paraná. “O objetivo é identificar quais são os hábitos de comportamento e consumo da população, como uma forma de entender o que os moradores pensam sobre os atrativos estaduais, quais suas pretensões ao viajar pelo Estado e qual a expectativa sobre o fluxo de turistas nos seus municípios”, destacou o secretário do Turismo, Márcio Nunes.
EXPECTATIVA
A participação popular é muito importante para que o Governo do Estado possa entender as principais demandas de quem vive no Paraná e deseja viajar, seja a lazer ou a negócios. Os dados deste levantamento se somarão aos já divulgados na primeira edição, realizada no ano passado.
A pesquisa feita em 2023 destacou, por exemplo, que 37,8% dos participantes fizeram entre duas e quatro viagens no ano de 2022 e 28% viajaram pelo menos uma vez durante o período. Também são levados em conta os principais destinos, meios de locomoção e hospedagem, a fim de entender as necessidades de mercado.
Os resultados da pesquisa feita no ano passado podem ser consultados AQUI.
MAIS DADOS
A Secretaria do Turismo também protagoniza outros levantamentos para entender melhor o perfil dos viajantes. Além deste, que objetiva identificar os hábitos de consumo dos moradores do Paraná, a pasta faz uma busca ativa de turistas que frequentam o Litoral e as praias de água doce durante a alta temporada de verão.
A Sondagem de Opinião foi realizada com 1.876 pessoas nas praias de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná, no Litoral, e em Porto Rico e Porto São José, no Noroeste do Estado. O objetivo foi mapear o perfil e as percepções dos turistas (que dormem ao menos uma noite no local) e visitantes do Paraná.
Já a pesquisa Demanda Turística do Litoral do Paraná 2024 abordou 2.419 pessoas com entrevistas feitas, exclusivamente, nos “portões” do Litoral, ou seja, nas rodovias, terminais rodoviários, ferroviários e náuticos, abrangendo Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná, Antonina, Morretes, Quatro Barras (no Portal de Graciosa) e Paranaguá. O objetivo foi identificar o perfil e a satisfação dos visitantes, além de mensurar o fluxo e os gastos gerados pela atividade na região.
Com AEN