Maioria do STF confirma suspensão da execução de emendas ao Orçamento
16 de agosto de 2024Com chance de garantir classificação, LEC enfrenta o Remo no Mangueirão
17 de agosto de 2024Redação Paiquerê
Líder do Governo e Presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, o deputado Hussein Bakri (PSD) comemorou o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023, divulgado na quarta-feira (14) pelo Ministério da Educação (MEC). Segundo o principal indicador de qualidade da educação do Brasil, o Paraná tem o melhor ensino do país tanto no ensino médio quanto no ensino fundamental (anos iniciais e finais).
“Esse resultado fantástico só é possível com a dedicação e o esforço de muitas pessoas, sobretudo diretores, professores, pedagogos e funcionários das 2,1 mil escolas estaduais. Também precisamos destacar o papel do Governo Ratinho Junior nesse processo por meio de investimentos na infraestrutura dos colégios, da valorização dos servidores e da modernização das aulas. O primeiro lugar do IDEB é uma enorme motivação para continuarmos fazendo da educação do Paraná uma referência para o resto do país”, afirmou Hussein Bakri.
Criado em 2007 e divulgado a cada dois anos, o IDEB leva em conta a taxa de aprovação das escolas e a média de desempenho dos alunos em uma avaliação de matemática e de português.
No ensino médio, o atual Governo do Estado assumiu o Estado no 9º lugar de 2017, levou à 3º colocação em 2019 e atingiu a liderança do ranking em 2021, mantendo o posto na avaliação mais recente, de 2023, com nota de 4,9 contra uma média nacional de 4,3.
Da mesma forma, em relação aos últimos anos do ensino fundamental (6º ao 9º ano), a ascensão foi notória: 8º lugar em 2017, 4º em 2019, 3º em 2021 e agora 1º lugar, obtendo nota de 5,5 ante média 5 nacionalmente.
A liderança também foi atingida nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano), que é de responsabilidade dos municípios, mas vêm recebendo apoio decisivo do Estado por meio do Programa Educa Juntos, no qual a Secretaria Estadual da Educação orienta as prefeituras com materiais didáticos, formação de professores e seminários.
Com Alep