LEC tem menos posse, mas “bombardeia” São José-RS para vencer; veja estatísticas
17 de junho de 2024Prefeitura credencia empresas para serviço de perícias médicas
17 de junho de 2024Redação Paiquerê
No dia 20 de julho, um sábado, haverá a XII Conferência Municipal do Meio Ambiente, realizada pelo Conselho Municipal do Meio Ambiente (Consemma). O tema do encontro, “Resíduos Orgânicos: Transformando Desafios em Soluções Sustentáveis”, será o foco do conselho pelos próximos dois anos. A reunião será no Complexo Educa, localizado na Rua Prefeito Faria Lima, 400, das 8h às 17h, em duas partes. Pela manhã, haverá a pré-conferência, das 8h às 12h, seguido pela plenária final, das 13h30 às 17h. Ambas serão transmitidas ao vivo pelo canal do Consemma no Youtube.
Aos interessados, é possível participar como ouvinte ou delegado, este último representando alguma entidade da sociedade civil. Para delegados, a inscrição deve ser feita por meio deste formulário, sendo necessário participar de uma entidade ou movimento popular relacionado ao tema e, durante o processo, apresentar carta de indicação por parte da entidade, os documentos de constituição da entidade e seus documentos pessoais. Quem deseja participar como ouvinte não necessita realizar inscrição, mas caso deseje enviar uma proposta para ser debatida acerca do tema, essa pode ser feita por este formulário.
Os delegados terão direito a voto e prioridade para ter a palavra, aberta para todos. As inscrições para delegados ficam abertas até 5 de julho, mesmo prazo para o envio de propostas. A entrada como ouvinte é livre, sujeita apenas à capacidade de lotação do local, para pouco mais de 100 pessoas.
O tema da Conferência será abordado a partir de quatro eixos temáticos diferentes, sendo eles: impactos gerados pelos resíduos orgânicos; soluções para resíduos orgânicos por meio da compostagem e da biodigestão; serviços gerados pela gestão de resíduos orgânicos; educação ambiental e a responsabilidade compartilhada pela gestão de resíduos orgânicos. Entre as abordagens, terão, por exemplo, apresentações sobre o uso de lixo orgânico como adubo através da compostagem, tanto para plantações alimentícias quanto ornamentais.
“Esse tema surgiu do pressuposto que todo londrinense vai produzir resíduo orgânico, exceto em casos graves de pessoas sem acesso a alimento, o que acaba gerando um impacto gigantesco. Então é importante tratarmos desse tema porque ele está muito próximo de todos nós”, aponta o presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente, Danilo Tragino. O evento é organizado por uma comissão designada pelos conselheiros do Consemma.
Durante a conferência, será realizada a eleição de novos conselheiros, com mandato bienal iniciando a partir de julho. As vagas são para suprir novos representantes da sociedade civil, com posterior indicação dos representantes do poder público.
Devem participar da conferência e da etapa preparatória os 30 membros titulares do Consemma, com igual número de suplentes, sendo 15 representantes da sociedade civil organizada e 15 do poder público. Do Poder Público, as vagas abrangem doze representantes indicados pelo Poder Executivo Municipal; dois do Executivo Estadual; e um do Executivo Federal.
Da sociedade civil organizada, integram o Consemma cinco representantes das associações civis e comunitárias e organizações de trabalhadores; dois representantes do setor produtivo; três representantes das ONGs ambientalistas; três representantes de institutos de pesquisa e ensino superior; e dois representantes dos conselhos de classe e associações profissionais, sendo um indicado pela Comissão de Meio Ambiente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção Londrina.
“Além da eleição dos conselheiros do Consemma, que conta com a participação de membros da sociedade civil que podem participar de forma mais ativa das questões relacionadas à política de meio ambiente no município de Londrina, a conferência também é um momento importante para discutir temas ambientais que estão em voga”, salientou o secretário municipal do ambiente, André Chen.
Com Ncom