Projeto sobre bipolaridade promove roda de conversa na quarta feira (18)
17 de dezembro de 2024Com presença de autoridade federal, mais de 140 apartamentos do Alegro Village são entregues
17 de dezembro de 2024Redação Paiquerê
O Governo do Estado firmou na segunda-feira (16) um compromisso com o objetivo de ampliar ações de pesquisa e extensão universitária voltadas às pessoas idosas de 117 municípios de diferentes regiões do Paraná. Os projetos serão desenvolvidos pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar), por meio do programa Unespar 60+, que viabiliza a Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati), uma política pública desenvolvida pela rede estadual paranaense de ensino superior.
A previsão é atender a 11.800 pessoas idosas já no primeiro ano. A projeção, ao longo dos cinco anos de execução do programa, é de que sejam atendidas até 60 mil em todo o Paraná. O objetivo é promover a inclusão social e acadêmica, contribuindo para o bem-estar e a participação ativa dessa parcela da população na sociedade. Serão abordados cursos relacionados ao envelhecimento humano, integrando novas tecnologias e aspectos sociais e culturais, a fim de promover uma compreensão mais ampla das transformações e desafios vivenciados pela população idosa.
A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e a Unespar, e atinge as associações de municípios da área de abrangência dos campi da Unespar instalados em Apucarana, Campo Mourão, Curitiba, Paranaguá, Paranavaí e União da Vitória, com carga horária anual de 512 horas/aula.
O vice-governador Darci Piana disse que com o projeto vai ser possível aprender um pouco mais a cada dia. “Este programa vem para atender a um pedido do governador Ratinho Junior, que é o de cuidar, pois a população idosa, em breve, será maior do que a geração mais nova. E como serão tratadas as pessoas idosas? Então, esse termo que foi assinado é o que faltava para contribuir com as outras iniciativas que já temos feito em prol das pessoas idosas”, observou.
A secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, comentou que a iniciativa reforça o compromisso do Estado do Paraná em garantir o envelhecimento ativo e o reconhecimento do potencial da população idosa, por meio de uma atuação integrada entre governo e universidades. “Este programa é um marco no compromisso do Governo do Estado com a inclusão e valorização das pessoas idosas, a partir de ações que fortaleçam a integração, o envelhecimento ativo e saudável, bem como o reconhecimento e mais qualidade de vida para elas”, ressaltou.
O secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona, falou da importância de políticas públicas que garantam direitos e qualidade de vida para as pessoas idosas.
“Estamos comprometidos em assegurar que essa população tenha a oportunidade de envelhecer com qualidade de vida, respeito e dignidade, o que não é apenas uma obrigação social, mas um reflexo do quanto valorizamos o bem-estar de todos os cidadãos, independentemente da idade. Isso passa por iniciativas em diversas áreas, incluindo a oferta de programas de extensão universitária que estimulem a socialização e o bem-estar”, destacou.
A reitora da Unespar, Salete Paulina Machado Sirino, reforçou que a ação simboliza o compromisso da universidade com a promoção da qualidade de vida e cidadania na terceira idade. “O programa reforça o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), sendo um exemplo de como as universidades públicas podem contribuir para uma sociedade mais inclusiva e preparada para aprender com a longevidade como fator de desenvolvimento, fortalecendo sua função educacional e social”, afirmou.
Atualmente, a Unespar conta com ações do programa Unati em Curitiba e nas cidades de Apucarana, no Vale do Ivaí; Campo Mourão, no Centro-Oeste; Paranavaí, no Noroeste; Paranaguá e Pontal do Paraná, no Litoral; e União da Vitória, na região Sul do Estado
PRESENÇAS
Também participaram do evento, representando a reitora da Unespar, a pró-reitora de Políticas Estudantis e Direitos Humanos, Andréa Lúcia Sério Bertoldi; a diretora de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa da Semipi, Larissa Marsolik; a coordenadora do Núcleo de Municipalização dos ODS, Elaine Danieli Culpi; o presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa do Paraná (Cedipi), Jorge Nei Neves; o coordenador-geral da Agência de Inovação Tecnológica da Unespar e coordenador do Programa Unespar 60+, Sebastião Cavalcanti Neto; a fundadora da Unati de Paranaguá, Jandira Xavier Gonzaga; os conselheiros estaduais dos Direitos da Pessoa Idosa Cayo Miguel Angel Martin Cristobal e José Maia; e a chefe de Gabinete da Seti, Paula Turra Grechinski.
Com AEN