CMTU informa alterações no trânsito para corrida de rua no próximo domingo (19)
18 de janeiro de 2025Banco Central anuncia primeira intervenção no câmbio em 2025
18 de janeiro de 2025Redação Paiquerê
Na noite da última quinta-feira (16), a Prefeitura de Londrina lançou a Campanha de Revitalização do Centro de Londrina, no Teatro Zaqueu de Melo, que abriu especificamente para o evento. O prefeito Tiago Amaral esteve presente, assim com o secretariado municipal e a sociedade civil organizada.
A campanha contempla a realização de diversas ações no centro de Londrina, com o objetivo de transformar a região central em um espaço não apenas funcional e dinâmico, mas também acolhedor e representativo do espírito de Londrina. A estratégia adotada contempla a diversidade, promovendo um equilíbrio harmonioso entre cultura, história, modernidade, comércio e serviços.
O quadrilátero onde se iniciam as intervenções será delimitado pela Rua Pará (sul), Avenida Dom Geraldo Fernandes (norte), Minas Gerais/Souza Naves (leste) e João Cândido (oeste). Com um total de 18 quadras, essa área de 28,4 hectares forma um perímetro de 2,23 km, que será expandido à medida que as implementações forem sendo concretizadas.
O prefeito Tiago Amaral destacou que a Prefeitura quer transformar o centro da cidade, que é o coração de Londrina. “Temos a marca de ser uma cidade viva, ativa, onde a família, o trabalhador, o comerciante, o empresário, se encontram no nosso centro. Estamos fazendo diversas ações para devolver, o mais rápido possível, vida ao centro da cidade, aos moldes do que nós já tivemos um dia, com eventos, entretenimento, shows, cena cultural e alegria. Londrina tem muita história, muita cultura, estamos começando as ações pelo centro, mas vamos chegar até os bairros, com esta mesma intensidade”, disse.
Uma das melhorias anunciadas pelo prefeito será a revitalização do Teatro Zaqueu de Melo, que está fechado há sete anos. No exercício financeiro de 2025 a Prefeitura tem previsão de investir R$ 1 milhão nas obras do teatro. O restante do valor poderá advir de emenda parlamentar ou por meio de remanejamento do próprio orçamento da Prefeitura. “Isso é prioridade, pois não há como ter um centro pujante com este espaço fechado. O Zaqueu de Melo é histórico, emblemático, e não dá para aceitar que uma cidade que já foi referência em cultura fiquei com ele fechado há tanto tempo. Hoje devolvemos a cultura para o centro e reforçamos o nosso compromisso em reativar a vida na cidade de Londrina e na região central”, afirmou Amaral.
Segundo o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcos Ramdalbucci, a gestão eficiente do fluxo de pessoas, combinada com uma infraestrutura cuidadosamente planejada e incentivos direcionados a empreendimentos de alta qualidade, será o catalisador da revitalização do centro.
Medidas – As ações da Campanha de Revitalização do Centro de Londrina estão divididas em três objetivos: integrar os espaços; garantir a ocupação 24 horas por dia; e testar e implementar inovações. “O primeiro propósito considera que um ambiente integrado em uma paisagem urbana deve ter continuidade sensorial e física, conectando, de forma fluida, um ponto central às áreas adjacentes. A eliminação de barreiras visuais e físicas, como grades, é essencial para assegurar essa sensação de continuidade, fomentando o uso coletivo, o sentimento de pertencimento e a coesão do espaço urbano”, contou Rambalducci.
Outra estratégia será a promoção de visitas em rodízio para grupos de alunos aos museus, teatros, igrejas e planetário da cidade, para que conheçam a história de Londrina, garantindo, assim, uma ocupação com objetivos culturais. Essa estratégia de ocupação e manutenção da área contempla ações de jardinagem, iluminação e limpeza. Além disso, a área também servirá como um ambiente de teste e prototipagem de tecnologias de smart cities (cidades inteligentes), com aplicações nos setores de segurança pública, mobilidade urbana e conectividade.
Por fim, o secretário Rambalducci ressaltou que a revitalização deste quadrilátero não é apenas uma intervenção urbana, mas uma verdadeira transformação social e cultural que visa resgatar e fortalecer a identidade de Londrina. “Com um planejamento meticuloso e a participação ativa da comunidade, buscamos criar um espaço vibrante e acessível, onde todos possam interagir, aprender e desfrutar das riquezas que a cidade tem a oferecer. Ao integrar inovação e tradição, pretendemos não apenas enriquecer o cotidiano dos cidadãos, mas também atrair visitantes e fomentar o desenvolvimento econômico local. Essa é uma oportunidade única de repaginar o nosso espaço urbano, garantindo que ele reflita o dinamismo e a diversidade da nossa sociedade”, afirmou.
Estão envolvidas na campanha as secretarias municipais de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Obras e Pavimentação, Saúde, Família e Desenvolvimento Social; a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU); Companhia de Tecnologia e Desenvolvimento (CTD); Londrina Iluminação; e Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL).
Marcão Kareca é anunciado como novo secretário de Cultura de Londrina
No mesmo evento, o jornalista, publicitário e empresário, Marcos Castri, conhecido como Marcão Kareca, foi anunciado como novo secretário municipal de Cultura de Londrina. Marcão Kareca é muito conhecido por promover campanhas publicitárias, congressos, feiras, workshops e shows, fomentando as atrações artísticas e culturais em eventos privados e públicos, criativos e inovadores, em âmbito nacional e internacional.
Ele também reúne competências nas áreas de gestão estratégica, captação de recursos, consultoria, e coleciona experiências como mestre de cerimônias em vários projetos. Soma, ainda, competências como fotógrafo, roteirista, editor de vídeos, assessor de imprensa, estrategista de mídias e marketing digital.
Marcão Kareca começou a sua carreira como produtor de eventos e como apresentador de televisão, mantendo seu programa por 20 anos, sendo sua última atuação nesta mídia como diretor-geral na Record News, em Curitiba. Atualmente, agrega e distribui toda sua experiência como jornalista e publicitário na agência que leva seu nome. Também é conselheiro de comunicação, publicidade e marketing em inúmeras entidades de classe, empresas, indústrias e para profissionais liberais.
O novo secretário de Cultura de Londrina disse que se sentiu feliz com o convite do prefeito para assumir a pasta, além de surpreso por não ter participado de campanha política e por ser apartidário. “O que me fez aceitar o cargo foi o fato de ter percebido, no Tiago, jovialidade, conhecimento, capilaridade, e uma visão estratégica da cidade. A pasta da Cultura é extremamente importante e, neste momento, estou reunindo informações sobre como está a secretaria para descobrir as necessidades da pasta. Estou olhando para a secretaria como se fosse uma empresa, ou seja, os servidores e eu, como secretário, precisamos atender o cliente que é a população. Percebi que a maioria dos secretários estão com este conceito e também são oriundos da iniciativa privada. São pessoas comprometidas com o bem-estar da população”, declarou Marcão Kareca.
Com Ncom