


LEC quer liberar VGD para duelo com o Cianorte; veja vídeos de como está o estádio
18 de fevereiro de 2025


Febraban projeta crescimento do crédito para 8,5% em 2025
18 de fevereiro de 2025Redação Paiquerê
Já em clima de Carnaval, o Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop) vai promover um bailinho nesta quinta-feira (20), a partir das 9h, com DJ, apresentação artística e oficina de máscaras. O evento, realizado pelo Projeto Brisa, em parceria com o Coletivo Flua Cultura, da Fundação Cultura Artística de Londrina (Funcart), acontecerá na sede do Centro Pop, na Rua Dib Libos, 25, Centro. A atividade é gratuita, voltada às pessoas em situação de rua e àquelas que estão em abrigos assistenciais, e será aberta para toda a comunidade.
Com patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) e apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), o bailinho integra a programação da 5ª temporada de Saraus Artísticos do Projeto Brisa. O objetivo principal do evento é proporcionar momentos de descontração para as pessoas em situação de vulnerabilidade social.
A secretária municipal de Assistência Social, Marisol Chiesa, destacou a importância do evento do Centro Pop no atendimento às pessoas vulneráveis. “A realização desta atividade proporcionará um momento de arte e lazer, uma vivência diferenciada para esse público. O Centro POP é uma unidade pública que oferece muitos serviços especializados para pessoas que estão em situação de rua, garantindo acolhimento diurno, atendimento psicossocial e encaminhamento para redes de serviços, como obtenção de documentos e inserção no mercado de trabalho, além de oferecer atividades educativas e culturais”, disse.
Programação
A abertura oficial do bailinho será às 9h, com participação dos Gigantes de Carnaval, do grupo Primavera Jataí. Na sequência, o DJ Olliviery agitará o local com uma seleção especial para a festa. Ao mesmo tempo em que acontece a apresentação do DJ, Sassá Gregório dará início à oficina “Máscaras de Carnaval”.
Às 10h, o palco do bailinho será aberto e o microfone ficará disponível para o público se manifestar. A partir das 10h30, o Dj Olliviery retornará, junto com a exposição das máscaras produzidas na oficina. Às 11h, a apresentação Xirê em Kossô com Baque de Obá Kossô encerrará a festividade.
O produtor do projeto Brisa, João Vitor Viana Ribeiro, explicou que é a segunda vez que eles realizam o baile de carnaval, e a expectativa é que seja um momento de leveza e descontração. “O baile é fruto de uma rede articulada, que inclui desde os promotores do projeto até as atrações artísticas e o poder público, através das secretarias que dão a sustentação para esse evento ocorrer. Queremos que as pessoas em situação de rua se sintam parte do evento e possam interagir e reforçar o seu laço de pertencimento à sociedade”, contou.
Mais informações sobre o baile e o Centro Pop, podem ser obtidas pelo número de telefone (43) 3378-0417.
Projeto Brisa
Criado em 2018 pela socióloga e então funcionária do Centro Pop, Clarice Junges, com parceria de Silvio Ribeiro, hoje diretor da Funcart, o Brisa é um projeto continuado que busca plantar uma semente de mudança na vida dos participantes, através da arte e de outros meios. Seus proponentes acreditam na cultura como ferramenta poderosa de ressocialização.
Com Ncom