9 dos 12 times do Campeonato Paranaense 2025 já definiram seus técnicos
19 de novembro de 2024Trump confirma que vai usar recursos militares contra imigrantes ilegais nos EUA a partir de janeiro de 2025
19 de novembro de 2024Redação Paiquerê
A Câmara Municipal de Londrina promove a campanha “Arma não é brinquedo… dê abraços!”. Realizada pelo 13º ano consecutivo, a ação está prevista na lei municipal nº 9.188/2003, que propõe alternativas para fortalecer o vínculo afetivo e resgatar a infância lúdica e sem violência. A iniciativa é realizada em parceria com a Prefeitura de Londrina, a Organização da Sociedade Civil (OSC) Londrina Pazeando e o Conselho Municipal de Cultura de Paz (Compaz), e faz parte da 7ª Semana Municipal de Justiça Restaurativa, realizada entre 18 a 23 de novembro.
A campanha incentiva que os adultos deem às crianças presentes que promovam o afeto e a construção de uma sociedade mais pacífica, como abraços, carinho, atenção e amor, em vez de armas de brinquedo. A ação é divulgada nas redes sociais da Câmara de Londrina com cinco postagens, cada uma destacando um desses valores e reforçando que eles são alternativas construtivas e amorosas para um mundo mais seguro e saudável. O Portal da Câmara também possui uma área especial dedicada ao tema, ampliando o alcance da mensagem (acesse aqui).
“Esta campanha reforça que construir laços de afeto e empatia desde cedo é essencial para uma cultura de paz. Ao substituir armas de brinquedo por atos de amor e cuidado, mostramos às nossas crianças e à comunidade que há outras formas de expressar afeto e interagir com o mundo”, afirmou o presidente da Câmara de Londrina, vereador Emanoel (Republicanos).
A lei que instituiu a campanha “Arma não é brinquedo… dê abraços!” também prevê a concessão de um selo às lojas que não vendem armas de brinquedo, como forma de valorizar os comércios que incentivam a cultura de paz. Neste ano, 22 empresas recebem o selo virtual (confira a lista das empresas participantes na galeria de imagens ao final da matéria). No ano passado, a campanha completou 20 anos (veja aqui as fotos da cerimônia de entrega do selo)
Cerimônia de entrega do selo “Arma não é brinquedo… Dê abraços!”, realizada pela Câmara Municipal de Londrina, em dezembro de 2023. Foto: Devanir Parra/Divulgação CML
Semana Municipal da Justiça Restaurativa de Londrina
A Semana Municipal da Justiça Restaurativa de Londrina foi incluída no Calendário de Comemorações Oficiais do Município de Londrina pela lei municipal nº 12.624/2017. Durante o período são realizadas atividades para conscientizar a população sobre as práticas restaurativas. O evento ocorre anualmente, na terceira semana de novembro, em diversos países.
O tema deste ano é “Paz com a terra: construindo sustentabilidade em tempos de emergência climática”, em referência às inundações que atingiram o Rio Grande do Sul, em maio. Luis Cláudio Galhardi, gestor do Londrina Pazeando e secretário-executivo do Compaz, explicou que a temática da Semana da Justiça Restaurativa é a mesma da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá no ano que vem, em Belém do Pará. “O Brasil inteiro se comoveu com o que aconteceu no Rio Grande do Sul este ano. Queremos que esta semana promova diálogos sobre o assunto, sobre o que cada um pode fazer para resolver o problema”, afirmou.
Ainda de acordo com Galhardi, as práticas restaurativas são um método com foco na solução de um problema por meio do diálogo, respondendo perguntas escritas previamente. “Formamos um círculo, onde todos estão no mesmo nível de autoridade, usando um bastão da palavra. Há um acordo entre os participantes de não começar uma fala discordando da outra opinião”, explicou.
Com CML