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20 de dezembro de 2024Redação Paiquerê
A Comissão Especial de Acompanhamento do Novo Modelo de Pedágio do Paraná, vinculada à Câmara Municipal de Londrina, concluiu e apresentou seu relatório final após dois anos de trabalho. Entre as principais atividades realizadas pela comissão, destaca-se a retirada da praça de pedágio inicialmente prevista para a rodovia PR-445, nas proximidades da Eletrosul, região sul do município, e a intermediação das obras do Contorno Leste de Londrina.
Sob a presidência do vereador Jairo Tamura (PL), com a vereadora Lenir de Assis (PT) como relatora e o vereador Beto Cambará (PRD) como membro, o documento detalha ações, encontros e conclusões que impactam a infraestrutura e a economia de Londrina e região. Com a realização de uma reunião pública temática e cinco trabalhos externos, a comissão elaborou relatório final de 226 páginas, que inclui quatro anexos.
“A Comissão Especial foi resolutiva no decorrer do desenvolvimento dos seus trabalhos, sendo peça fundamental e tendo um importante papel intermediador para que houvesse um alinhamento entre os governos federal, estadual e municipal no prosseguimento das obras dos Contornos Norte e Leste, em especial este último, bem como que houvesse alinhamento quanto à previsão das futuras tarifas de pedágio, o que certamente resultou em benefícios para o Município de Londrina”, concluiu a relatora, vereadora Lenir de Assis.
Reunião com o Ministro dos Transportes, Renan Filho, em Brasília, com a presença de vereadores, prefeito e outras lideranças. – Arquivo: 21/02/2024
Principais Ações e Resultados
Após encontros com autoridades como o Ministro dos Transportes, Renan Filho, e o secretário Estadual de Infraestrutura, Sandro Alex, a comissão garantiu a inclusão do Contorno Leste no Lote 4 da futura concessão de pedágio, além da manutenção da obra do Contorno Norte, no mesmo lote. Com 23 quilômetros de extensão, o Contorno Leste desafogará o trânsito da Avenida Dez de Dezembro e Via Expressa, criando novas áreas para expansão industrial e melhorando a conexão rodoviária com o Aeroporto Governador José Richa.
“O Lote 3 foi viabilizado numa concessão, vencida pela CCR, na qual tem dois contornos em Ponta Grossa e nenhum em Londrina. No Lote 4, que agora está para ser enviado para licitação na B3, a Bolsa de Valores de São Paulo no primeiro trimestre de 2025, verificamos que realmente existe o Contorno Norte, que vai ser contemplado, e existe um apontamento para que a próxima concessionária faça um estudo, em 5 anos, para que o Contorno Leste seja anuído pelo Ministério dos Transportes e pelo DNIT, que depois impactaria na tarifa do pedágio neste Lote 4”, explicou o vereador Jairo Tamura, presidente da comissão.
A comissão também promoveu debates sobre tarifas de pedágio e a execução dos Contornos Norte e Leste, com interlocução junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), representantes dos governos federal e estadual, além de lideranças locais e parlamentares como os deputados Diego Garcia, Luísa Canziani e Tercílio Turini.
Como encaminhamento, o relatório sugere que o Executivo Municipal acompanhe de perto o leilão do Lote 4 e a execução das obras, além de comunicar o andamento ao Legislativo, promovendo transparência e continuidade nas ações.
Com CML