Tiago Amaral se reúne com 56 entidades que atendem pessoas em situação de rua
21 de janeiro de 2025CMTU inicia fiscalização da limpeza de terrenos particulares
21 de janeiro de 2025Redação Paiquerê
O servidor municipal de carreira Cesar Makiolke foi nomeado pelo prefeito Tiago Amaral para assumir a Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (SMTER) de Londrina, de forma interina. O decreto de nomeação n° 56 está disponível na edição n° 5.391 do Jornal Oficial, publicado na última sexta-feira (17) no Portal da Prefeitura.
A SMTER é a pasta responsável, no âmbito municipal, pelas políticas públicas de trabalho, emprego e renda. Dessa forma, presta serviços ao trabalhador com atividades de qualificação profissional, habilitação do seguro-desemprego, além de intermediar mão de obra para o mercado de trabalho formal, auxiliando também todo o empresariado local.
E na SMTER o microempreendedor individual tem acesso a serviços como microcrédito orientado, por meio da Fomento Paraná, e demais atendimentos relacionados à abertura de CNPJ para MEIs e dia a dia dos empreendimentos individuais, via Sala do Empreendedor.
“Agradeço ao prefeito Tiago Amaral pela confiança e oportunidade de conduzir a SMTER, uma secretaria extremamente importante e diretamente ligada ao desenvolvimento social e crescimento econômico da nossa cidade. Quando a administração escolhe um servidor para estar à frente de uma pasta, ela valoriza toda uma categoria e demonstra o quanto o servidor será importante para a construção desse novo tempo”, pontuou Makiolke.
Biografia
Formado em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), César Makiolke é servidor da Prefeitura há 16 anos. Nesse período, antes de integrar a equipe da SMTER, atuou no Núcleo de Comunicação e na Fundação de Esportes de Londrina (FEL).
Em sua passagem pela FEL, foi responsável pela estruturação do projeto de comunicação e redes sociais da entidade que deu visibilidade a inúmeros projetos esportivos e sociais de Londrina. Atuou em grandes eventos, como os Jogos Escolares do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e na passagem da Tocha Olímpica por Londrina, quando coordenou a comunicação local das ações.
Em 2016, foi convidado para assumir a comunicação e o relacionamento da Secretaria do Trabalho. Ao longo dos anos, contribuiu para que a SMTER se tornasse referência para o ecossistema de empregabilidade e qualificação de Londrina. Dois anos depois, o projeto de comunicação da SMTER foi premiado pelo Observatório de Gestão Pública como uma das melhores práticas da administração pública, daquele ano, pela transparência e impacto.
Na área acadêmica, cursou Produção de Conteúdo para Rádio e TV pela Faculdade Pitágoras, MBA em Marketing pela Unopar e Gestão Pública Municipal pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Em 2022, foi reconhecido pela JCI Londrina como jovem de destaque pela sua atuação na Prefeitura. E entre 2016 e 2024, ocupou a cadeira de secretário executivo do Conselho Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (CMTER).
Com Ncom