Nova vacina contra a covid-19 chega à população em 15 dias
21 de abril de 2024CCI Leste promove palestra sobre violência doméstica nesta segunda-feira (22)
21 de abril de 2024Redação Paiquerê
Como entender as causas e circunstâncias de uma tragédia – ou possível crime – quando a verdade é incerta, complexa e repleta de nuances?
É a partir dessa premissa que o projeto Cinema e Psicanálise, promovido pela Associação Médica de Londrina (AML), realizará a exibição do filme francês “Anatomia de uma Queda”, na segunda-feira (22). A sessão é gratuita e terá início às 18h, no Espaço AML Cultural (Rua Maestro Egídio Camargo do Amaral, 130). Logo depois, o evento contará com um debate e análise fílmica mediados pelo psicanalista Marcelo Castro.
O projeto, que teve início há 15 anos, surgiu a partir do Programa de Residência Médica em Psiquiatria, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), no Hospital Universitário. Coordenada pelo psicanalista Marcelo Castro, a princípio a iniciativa contemplava apenas os residentes do programa. Posteriormente, foi incorporada às agendas culturais da universidade e passou a ser realizada em conjunto com a AML, para todos os interessados.
Atualmente, a ação integra o programa cultural Sessão na Faixa, da AML Cultural, sendo o Cinema e Psicanálise um dos eixos temáticos da programação. Assim, sob a ótica da psicanálise, a cada mês um filme é escolhido e analisado pelo psicanalista.
Atuando como coordenador e curador dos filmes selecionados, Castro também conduz o bate-papo e as análises dos filmes a partir da psicanálise, com foco nos perfis e comportamentos dos personagens do filme escolhido. Na sessão de segunda-feira, a temática “Anatomia das Incertezas” será a condutora do debate. Os principais pontos a serem discutidos em relação à obra permeiam as questões acerca das incertezas da verdade, em uma época do crescimento de debates sobre a pós-verdade, bem como o papel da protagonista Sandra enquanto mulher e mãe.
De acordo com Castro, a importância de realizar um projeto que esteja aberto a esse tipo de debate vem muito do interesse da psicanálise por todas as formas de expressão artística, além de ser uma ótima oportunidade para refletir sobre temas contemporâneos. “Particularmente, o cinema é uma das expressões artísticas de que gosto muito, e seus estudos sempre trazem a possibilidade de discutir temas sobre a cultura, sociedade, saúde mental e sofrimentos psíquicos”, comentou.
O Cinema e Psicanálise, integrante do programa Sessão na Faixa da AML Cultural, conta com recursos federais da Lei Paulo Gustavo, viabilizados pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC).
Sinopse:
Samuel é encontrado morto, aparentemente vítima de uma queda do alto do chalé no qual vivia isolado nos Alpes com sua esposa Sandra e seu filho Daniel, de 11 anos. A investigação policial acaba por indiciar Sandra como suspeita do assassinato do marido. Alegando inocência, ela terá que se defender em um tribunal, que a julgará por uma morte da qual a única testemunha é seu filho, portador de severa deficiência visual. A tensão é crescente, e as novas revelações que surgirão garantem ao espectador uma insistente dúvida: a morte de Samuel foi acidente, suicídio ou assassinato?
Com Ncom