Natal e o Ano-Novo devem atrair 120 mil passageiros à rodoviária de Londrina
21 de dezembro de 2024Zanin autoriza buscas contra acusados de vender sentenças
21 de dezembro de 2024Redação Paiquerê
Na quinta-feira (19) à tarde, a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), entregou as obras de ampliação da Escola Municipal América Sabino Coimbra, localizada no Conjunto Vista Bela. A unidade recebeu um novo bloco de educação infantil, com cinco salas de aula, área de circulação coberta e banheiros, implantação da nova cozinha e novo refeitório, área de estoque e cobertura de rampa.
Com a ampliação, a escola, que atualmente atende 1.100 alunos, poderá chegar a 1.200. Localizada na Rua Mitsuki Shime, 150, a unidade oferece o ensino do P4 ao 5º ano, bem como a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Os trabalhos foram executados pela Gentil Guazi entre julho e dezembro. No total, foram investidos R$ 3.360.000,00 na iniciativa, através de caucionamento firmado entre o Município e outra empresa.
A Escola América Sabino Coimbra existe desde 1968. Antes, ela ficava no Jardim Paulista e era significativamente menor, atendendo aproximadamente 100 alunos. Em 2021, a Prefeitura inaugurou a nova sede da unidade, no Vista Bela, com 10 salas de aula.
Com essa nova construção, foi possível também passar a atender crianças que estudavam em outros locais. Entre elas, estavam os alunos que estudavam no prédio do Colégio Estadual Vista Bela, desde fevereiro de 2018, por meio de uma parceria feita com o Governo do Estado, que cedeu 10 salas de aulas ao Município.
Em 2022, a unidade recebeu a implantação de 10 novas salas, voltando a ser ampliada novamente no início de 2024, com cinco salas adicionais. Portanto, com a ampliação entregue hoje a escola passa a contar com 30 salas, no total.
Durante a entrega da obra, o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, destacou que a Prefeitura também está construindo uma creche no Vista Bela, bem próxima da Escola América Sabino Coimbra. Prevista para ser inaugurada no fim de janeiro, essa unidade inicialmente terá cinco salas de aula e uma sala multiuso, e poderá atender 78 alunos. Futuramente, receberá mais 15 salas, e terá capacidade de atender mais de 350 alunos.
“Também estamos reconstruindo cinco escolas que eram de madeira. A primeira delas, a Francisco Pereira de Almeida Júnior, foi entregue hoje. As obras continuam nas escolas Nina Gardemann, Mábio Gonçalves Palhano, Carlos Zewe Coimbra e Hikoma Udihara”, lembrou Marcelo.
Conforme o prefeito, a atual gestão realizou uma verdadeira transformação na educação municipal de Londrina. “Contratamos coordenadores, professores-mediadores e inspetores para as escolas, reformamos todas as unidades escolares e construímos 40 novas escolas e creches. Além disso, passamos a oferecer merenda de qualidade, uniformes e materiais escolares para os alunos. Hoje, temos uma educação de excelência em Londrina, e a prova disso é que o município teve a maior nota do Ideb de sua história, na edição de 2023, mesmo depois de ter passado pela pandemia”, sublinhou.
A secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, se disse muito orgulhosa por poder entregar a ampliação da Escola Municipal América Sabino Coimbra. “Para mim, esse é um momento muito especial, no último dia do ano letivo e no meu último ato oficial à frente da Secretaria de Educação, depois de oito anos de trabalho. Tivemos uma luta muito grande para conseguir as verbas para construir e ampliar essa escola, que hoje é a maior escola municipal de Londrina. Era uma grande demanda da comunidade do Vista Bela, e estamos muito satisfeitos por ter conseguido. Tenho certeza de que essa obra vai beneficiar enormemente a comunidade”, afirmou.
Segundo a diretora da unidade, Patrícia Cavalcanti Ramos Shinaide, a população do Vista Bela tem crescido muito, e a ampliação da escola possibilita atender melhor a comunidade. “A educação é um direito que está na Constituição, e agora as famílias têm uma escola próxima para matricular suas crianças, e podem acompanhar de perto o ensino e participar das reuniões. Além disso, também conseguimos oferecer outras atividades para a comunidade como cursinho pré-vestibular, projeto de futsal e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Por isso, a escola não é só um espaço educacional, mas também comunitário”, disse.
A inspetora da Escola Municipal América Sabino Coimbra, Rosana Maria de Souza Sander, é mãe de um aluno de 10 anos da unidade. Para ela, que mora há três anos no Vista Bela, a escola se destaca pelo trabalho árduo e de excelência realizado pela coordenação e professores que lá atuam. “Antes de começar a trabalhar aqui, eu já achava a escola ótima. E agora, como inspetora, eu vejo a importância desse espaço, porque ele contribui para a formação educacional e cidadã dos alunos. Além disso, a escola não é só importante para o Vista Bela, mas também para os outros bairros da região”, pontuou.
Também participaram da solenidade o chefe de gabinete da Prefeitura, José Otávio Sancho Ereno, e a assistente social da Cia Cacique de Café Solúvel, Eliana Nardi, representando a família Sabino Coimbra.
Com Ncom