


Londrina x Cianorte tem data alterada pela FPF e será no Carnaval
21 de fevereiro de 2025


Polícia Civil, com o apoio da Polícia Nacional do Paraguai, prende foragido responsável por tráfico em 13 cidades do Paraná
22 de fevereiro de 2025Redação Paiquerê
Em evento que contou com as presenças do prefeito Tiago Amaral e de diversas lideranças políticas e da sociedade civil organizada de Londrina, a Codel (Instituto de Desenvolvimento de Londrina) apresentou sexta-feira (21), na sede da Sociedade Rural do Paraná (SRP), no Parque de Exposições Ney Braga, as diretrizes para o desenvolvimento do turismo na cidade. Na ocasião, também foi apresentado o novo corpo diretivo da Codel e anunciada a instalação definitiva do Londrina Convention & Visitors Bureau no parque, em um movimento que teve o apoio da gestão municipal.
O prefeito Tiago Amaral reforçou a meta de elevar do atual índice de 0,7% para 8% a participação do PIB do setor na economia local, por meio de políticas e estratégias que visem transformar em ativos os potenciais turísticos da segunda maior cidade do Estado.
“Londrina é uma cidade com enormes potenciais. Somos a 37ª maior cidade do País e nossa região metropolitana é a terceira mais populosa do Brasil, com mais de 1,5 milhão de habitantes somente nas seis cidades que formam o nosso G6 (Londrina, Cambé, Ibiporã, Arapongas, Rolândia e Apucarana). Por isso, nossa determinação para a Codel, que tem um presidente e uma diretoria dinâmicas e das mais capacitadas, é fomentar o turismo nas mais variadas áreas, como eventos e negócios, cultura, esporte, lazer e entretenimento, rural e gastronômico”, ressaltou o prefeito.
Novos negócios
O presidente da Codel, Paulo Henrique Ferreira, destacou que a motivação de novos negócios aliada à atração de indústrias e empresas é o primeiro passo para alavancar o turismo na cidade. “Nós precisamos fazer com que o turismo motive negócios na cidade porque o turismo de negócios é dinheiro rápido. Precisamos trazer todo esse público ligado a eventos esportivos, de lazer e de negócios para cá, vendendo Londrina para o mundo. Esse é o papel da Codel, nós somos executivos de vendas do município: temos que vender Londrina para o Brasil e o mundo”, afirmou Ferreira.
Ao pontuar que o turismo de eventos movimenta a cadeia de bares, restaurantes e hotéis da cidade, o presidente da Codel citou, como uma das primeiras ações a serem anunciadas pela Companhia, a conciliação do calendário oficial de eventos do município com o do Londrina Convention & Visitors Bureau.
União de forças
Para a diretora de Turismo da Codel, Herika Galli, a aliança entre a gestão municipal e as entidades do setor produtivo será fundamental para a execução das diretrizes das políticas voltadas ao setor. “Esse evento representa um marco para o turismo da nossa cidade, porque possibilitou reunir todas as entidades representativas, indicando que há, de fato, uma nova gestão. O prefeito Tiago Amaral tem sido um grande parceiro do turismo e tem se disponibilizado a atender todas as demandas para que nós consigamos fazer de Londrina um atrativo, não só do turismo de negócios, mas também de lazer”, disse Galli.
Parceria
O presidente da Sociedade Rural do Paraná, Marcelo Janene El-Kadre, ressaltou a importância da parceria entre a iniciativa privada e o poder público municipal. “Eu acredito que o propósito de todos nós é trazer o desenvolvimento e divisas para a cidade. O turismo é a maneira mais rápida de se trazer receitas que serão investidas aqui na cidade. Nós promovemos a Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina, que transforma a realidade da cidade, e agora temos a instalação do Londrina Convention & Visitors Bureau dentro do nosso Parque de Exposições. Tudo isso é uma demonstração de que vamos trabalhar conjuntamente para trazer mais desenvolvimento para a cidade”, garantiu El-Kadre.
A atual gestão do Londrina Convention & Visitors Bureau, presente na cidade há 25 anos, tem como objetivo trazer inovações para a atuação da entidade e também valoriza a parceria com o município. “Vamos transformar a entidade em instituição, desburocratizando os projetos e trazendo novas parceiras, como a Sociedade Rural do Paraná, a participação do poder público, corporativo e ONGs. O objetivo é fortalecer o Londrina Convention e, assim, atrair eventos de grande porte para a cidade, promovendo seu crescimento de forma ampla”, disse o presidente da entidade, Fernando Guimarães Teixeira.
Com Ncom