


Justiça determina afastamento do presidente do INSS
23 de abril de 2025


Melhorias no Conjunto Luiz de Sá são realizadas pelo programa Orgulho do meu Bairro
23 de abril de 2025Redação Paiquerê
Os eventos de cicloturismo no Brasil, que crescem a cada ano, vêm injetando recursos financeiros relevantes nas economias regionais, movimentando a rede hoteleira, a gastronomia, o transporte e o comércio nas localidades. A Rota das Catedrais, no norte paranaense, é um dos exemplos. Além de atrair 1,5 mil atletas para o percurso de 120km entre Londrina e Maringá, também traz para a região familiares e amigos, ampliando a injeção de recursos na economia das duas cidades.
Na sétima edição, o evento já se consolidou como um dos principais no segmento de mountain bike no país. Realizado tradicionalmente no mês de maio, a Rota em si tem duração de 10 horas entre largada e chegada, mas a estada dos participantes se amplia para todo o final da semana. Além disso, ao finalizarem o percurso, os atletas são recebidos em uma grande arena que atrai a comunidade e movimenta os fornecedores locais.
TURISMO
Para a diretora de Turismo do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Hérika Galli, o evento traz benefícios diretos para a economia local ao movimentar setores essenciais do turismo. “Londrina está focada em fortalecer fontes de receita vindas do turismo. Além do evento esportivo em si, os participantes da Rota das Catedrais interagem com os atrativos turísticos locais, com a gastronomia, rede hoteleira e com o comércio, o que amplia a experiência com os ativos que Londrina oferece. Além dos benefícios econômicos, o evento promove um sentido de comunidade entre visitantes e moradores locais, criando laços culturais e sociais que contribuem com a vivência positiva do turismo”, destaca.
Secretária de Aceleração Econômica e Turismo de Maringá, Isolene Niedermeyer ressalta a Rota das Catedrais como um dos maiores eventos de cicloturismo do Paraná, e que tem se consolidado como uma importante ferramenta de valorização econômica e de projeção nacional da cidade. “O evento promove não apenas o esporte, mas setores estratégicos como gastronomia, hospedagem, comércio e serviços. Mais do que um desafio sobre duas rodas, a Rota das Catedrais representa uma oportunidade de valorização do turismo de experiência e do cicloturismo. A presença de participantes de diversas regiões do Brasil reforça a imagem de Maringá como um destino atrativo, estruturado e acolhedor, alinhado com práticas sustentáveis e com o incentivo à mobilidade ativa”, afirma.
NOVIDADES
Neste ano o evento será realizado no dia 24 de maio e destaca o protagonismo que move cada participante, revelando as histórias por traz do pedal. Uma das novidades da edição será a distribuição do chip eletrônico para informações precisas sobre o desempenho individual. A estrutura do passeio conta com a presença da Shimano, possibilitando aos ciclistas acionarem o Suporte Neutro para atendimento técnico das bicicletas durante o percurso.
Com Ncom e assessoria de imprensa do evento