


STF tem maioria para retirar mandato de sete deputados federais
23 de junho de 2024


Pesquisa aponta problemas no ensino da educação física em escolas
23 de junho de 2024Redação Paiquerê
Para que os atletas que praticam a bocha em Londrina tenham melhores condições de treinamento e possam organizar novas competições na cidade, a Prefeitura reformou a cancha municipal de bocha. Localizada na avenida Henrique Mansano, próximo ao Estádio do Café, a cancha foi construída pelo Município em 2010 e agora recebeu uma revitalização, que foi concluída no início de junho.


Os principais serviços executados nesta obra incluíram reforma do piso, com novo revestimento emborrachado adequado para a prática da modalidade, substituição do carpete em uma das canchas com impermeabilização e também dos revestimentos laterais. Também foram feitas melhorias no madeiramento de fechamento das canchas.
Esta reforma foi viabilizada com um total de R$ 72.564,34 em recursos públicos. Parte desse valor foi obtida por emenda parlamentar direcionada pela deputada federal Gleisi Hoffmann, sendo o restante contrapartida do Município.
O espaço conta com duas quadras de bocha, de 24 x 4 metros. Desde sua inauguração, a cancha municipal é administrada pela Associação Amigos da Bocha Sul-Americana, que conta com equipes feminina e masculina.
Segundo o presidente da Associação, Jorge Custódio Ferreira, as melhorias eram necessárias e foram muito bem-vindas. “Essa reforma proporcionou aos praticantes da bocha mais conforto, com a troca do carpete, e mais segurança, já que haviam tábuas de proteção quebradas que foram trocadas. Com a colocação do piso emborrachado, a limpeza, que durava mais de três horas e mesmo assim ficava com aspecto sujo, hoje não gasta 40 minutos, sem falar na praticidade. Hoje, a cancha está com um ótimo visual”, comemorou.


Ferreira contou que toda comunidade, de diferentes faixas etárias, está convidada para conhecer o esporte ou retomar a prática de bocha na cancha municipal. “Nosso maior objetivo é abrir uma escola para crianças e adolescentes. Atualmente, nossos horários de treinamento são terças, quintas e sábados, das 15h às 20h. Mas podemos abrir novos dias e horários para atender a comunidade. Essa modalidade praticamente não tem restrições quanto a idade, problema de saúde, necessidades especiais, enfim, a bocha é um esporte inclusivo”, comentou.
As equipes masculina e feminina da Associação Amigos da Bocha SulAmericana representam Londrina em campeonatos estaduais e brasileiros, bem como nos Jogos Abertos do Paraná. E alguns jogos da primeira fase do Estadual são disputados na cancha municipal. “A cancha também é cedida à Secretaria de Esportes do Estado do Paraná nos casos de competições regionais que não tem cancha de bocha, bem como em competições estaduais do SESC”, acrescentou o presidente da Associação.
E o presidente da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), Claudemir Fattori, acrescentou que a reforma da cancha, além de motivar quem já pratica, pode despertar o interesse em novos atletas. “A bocha é um esporte muito interessante, que toda família pode praticar e se divertir. Além de ser uma prática esportiva, representa um momento de lazer e diversão, então a Prefeitura promoveu essa reforma com o intuito de incentivar novos adeptos”, apontou.
Com Ncom