Depois de quase um ano fechada, Biblioteca Municipal da Zona Norte reabre ao público
26 de julho de 2024Maior delegação da história: veja o calendário dos 63 atletas e técnicos do Paraná em Paris
26 de julho de 2024Guilherme Lima
Redação Paiquerê
Completando quatro meses do início da campanha de vacinação contra a dengue, a baixa adesão preocupa as autoridades. A Secretaria Estadual de Saúde (SESA) delimitou o público-alvo entre 10 e 14 anos, no Paraná, mas apesar do estado ser o terceiro com mais casos de dengue em todo país, estão sobrando doses nas cidades que ofertam a vacina.
Na 17ª Regional de Saúde, conforme o diretor de vigilância em saúde, Felipe Remondi, a preocupação é muito grande já que, até aqui, menos de 40% do público-alvo está vacinado.
Para evitar perdas, ele informa que a SESA está fazendo remanejamento de doses entre os municípios e as regionais de Saúde. E, para evitar futuras perdas, as secretarias municipais de Saúde estão recebendo uma autorização para ampliar a faixa etária da vacinação contra a dengue para pessoas entre 4 e 49 anos.
Segundo ele, dos 21 municípios que integram a 17º Regional de Saúde, nenhum aderiu de imediato a essa possibilidade de ampliação extraordinária. Contudo, estão autorizados a fazê-lo.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou o novo boletim epidemiológico semanal da dengue. O Paraná registrou mais 20.678 notificações, 20.610 novos casos da doença e 13 óbitos. Ao todo, desde o início deste período epidemiológico, em julho de 2023, o Estado contabiliza 881.228 notificações, 526.503 casos e 473 mortes em decorrência da doença