Coordenador do Hemocentro do HU ressalta importância da doação de sangue; ouça entrevista
26 de novembro de 2024Sueli Galhardi destaca importância do Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher; ouça entrevista
26 de novembro de 2024Redação Paiquerê
Em comemoração ao aniversário de 90 anos da cidade e a chegada do Natal, no próximo domingo (1) a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) irá promover mais uma edição do passeio ciclístico Cidade em Movimento. A concentração para a largada terá início às 7h30, no estacionamento externo do Boulevard Londrina Shopping, na avenida Theodoro Victorelli, e a partida está programada para as 8h.
Não é necessário pagar ou realizar inscrição para participar do evento. No entanto, aqueles que se inscreverem por meio da plataforma Sympla (link https://www.sympla.com.br/passeio-ciclistico—londrina-em-movimento-edicao-90-anos__2735897), mediante a doação de um brinquedo novo ou usado, em boas condições, receberão um kit contendo camiseta, sacola ecológica, barra de cereal e outros brindes.
Os brinquedos angariados serão encaminhados a crianças em situação de vulnerabilidade atendidas por instituições filantrópicas do município. Já a retirada dos kits ocorrerá no sábado (30), das 16h às 19h, nas proximidades da escada rolante que leva à praça de alimentação do centro de compras do shopping.
O agente municipal e gerente de comunicação da CMTU, Carlos Eduardo Ribeiro, contou que, além de receber os itens alusivos à pedalada, os inscritos pelo site poderão também concorrer ao sorteio de reparos e revisões de segurança para as bicicletas.
Ribeiro destacou que a novidade para essa edição do Cidade em Movimento, a última do ano, é a presença do Trenzinho da Alegria. A comodidade é destinado aos pais que desejam pedalar mas não têm com quem deixar os filhos pequenos, ou mesmo aos adultos que, por algum motivo, não conseguirem concluir o percurso. O tremnho acompanhará os participantes durante todo o trajeto.
“O pedal reúne periodicamente adultos e crianças apaixonados por bicicleta. É um evento para toda a família que, nesta edição, vem com esse atrativo a mais que é o tremzinho. Nosso objetivo é possibilitar que todos participem com tranquilidade, optando entre pedalar ou somente apreciar as paisagens do caminho a bordo do veículo”, detalhou.
Passeio
Com itinerário de 15km e nível de dificuldade considerado leve, a pedalada percorrerá diversas vias entre a zona leste e a área central de Londrina. A proposta é passar por prédios e lugares históricos que ajudaram a compor a identidade do município, suscitando novas percepções sobre o tecido urbano e os elementos nele envolvidos.
“Seguiremos pelo Marco Zero, rodoviária, estádio Vitorino Gonçalves Dias (VGD), maternidade Lucilla Ballalai, monumento O Passageiro. Vamos percorrer também o Centro Histórico, incluindo o Cine Teatro Outro Verde, a Secretaria Municipal de Cultura, a Concha Acústica, os Correios, o cemitério São Pedro, entre outros espaços importantes para a cidade”, explicou o gerente.
Não está prevista a interdição total de vias durante o passeio. Ao longo do percurso, à medida que os ciclistas e o trenzinho avançarem, cruzamentos serão momentaneamente fechados para evitar a passagem de veículos e, assim, garantir a segurança dos participantes. O grupo estará acompanhado, na dianteira e retaguarda, por servidores da CMTU posicionados com viaturas, além de integrantes das forças de segurança.
Orientações
Para evitar inconvenientes ou ferimentos em casos de eventuais quedas, a companhia recomenda a checagem prévia das condições de funcionamento e segurança das bikes, bem como a utilização de capacete, luvas e óculos de proteção durante o trajeto. A organização fará o fornecimento de água, mas é recomendado que os ciclistas também levem suas próprias garrafas para hidratação.
O Cidade em Movimento nasceu em 2022 com o propósito de reunir ciclistas amadores e profissionais, atraindo e articulando também os grupos de pedal existentes na cidade. Em ações que aliam prática de atividade física e lazer, o intuito do evento é contribuir para a formação e o reforço de laços de amizade, companheirismo e pertencimento, reafirmando a viabilidade da bicicleta enquanto meio de transporte seguro, saudável, barato e não poluente. A cada nova edição, aproximadamente 150 pessoas marcam presença no passeio.
Com Ncom