Obras de construção e ampliação de unidades escolares avançam em Londrina
27 de dezembro de 2024Sisu 2025: inscrições começarão em 17 de janeiro
27 de dezembro de 2024Redação Paiquerê
Para ampliar a proteção das crianças contra a Covid-19, Londrina começa nesta quinta-feira (26) uma nova fase de vacinação contra a doença entre a faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recebeu no início desta semana 1.740 doses da vacina Pfizer Pediátrica (Baby), que já estão disponíveis em todas as 54 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da área urbana e rural da cidade.
Essas doses, fornecidas pelo Ministério da Saúde, possuem cepas atualizadas do vírus, o que reforça a prevenção do contágio para novas variantes. Dessa forma, mesmo crianças que já receberam alguma vacina contra a Covid-19 poderão receber esse novo imunizante, conforme o esquema vacinal instituído pelo Ministério.
As novas vacinas são direcionadas preferencialmente para crianças de 6 meses a menores de 5 anos que nunca foram imunizadas contra a Covid-19. Para esses casos, serão aplicadas três doses, sendo que o intervalo entre a primeira e a segunda dose é de quatro semanas, e entre a segunda e a terceira dose, oito semanas.
Já as crianças menores de 5 anos que estão com esquema incompleto de vacinas Covid-19 anteriores (CoronaVac, Pfizer pediátrica, Moderna Spikexax) deverão completar o esquema com a vacina disponível.
O grupo dessa mesma faixa etária que seja imunocomprometido e recebeu o esquema completo de vacinas Covid-19 também deve receber duas doses da vacina Pfizer atualizada. Para essas situações, é necessário um intervalo mínimo de seis meses entre as doses.
Nesse primeiro momento, crianças de seis meses a menores de 5 anos com esquema completo de vacinação contra a Covid-19 só terão direito a um reforço com a nova Pfizer Baby se integrarem algum grupo especial prioritário ou forem imunocomprometidos.
O secretário de Saúde, Felippe Machado, reforçou a importância da busca pela vacina nas unidades de saúde do município. “Hoje todas as unidades básicas de saúde de Londrina têm a vacina contra a Covid-19 para as crianças menores de 5 anos, que nesse momento é a indicação do Ministério da Saúde. A busca é por livre demanda, não precisa agendar, basta ir até uma unidade de saúde com documento de identificação. E fica o lembrete da importância da vacina para e o controle da doença”, enfatizou.
Com Ncom