


Homem que tentou matar outro por recusa de cigarro é condenado à prisão; veja tempo de pena
27 de fevereiro de 2025


CBF divulga tabela da Série C; confira jogos do LEC
28 de fevereiro de 2025Redação Paiquerê
O Serviço de Bem-Estar Animal da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) está lançando uma nova campanha de doação e adoção de animais domésticos em Londrina. No momento, 19 cães e 18 gatos resgatados das ruas ou vítimas de maus-tratos esperam a oportunidade de viver em um novo lar, em segurança e bem tratados. Todos eles passaram por acompanhamento veterinário e já saem para a adoção castrados, vermifugados e microchipados com as informações dos novos tutores, como explica a médica-veterinária da CMTU, Bruna Garcia, uma das responsáveis pelo setor. “Eles são uma graça, muito carinhosos! Cada um deles tem a sua história de vida, mas todos carregam o mesmo amor”, ela diz.


O Serviço de Bem-Estar Animal existe há quase seis anos, começou como um setor da Secretaria Municipal do Ambiente (SEMA), mas, desde novembro de 2023 está sob a responsabilidade da CMTU, que, efetivamente, iniciou as atividades em abril do ano passado. “Adotar um animal vítima de maus tratos é uma oportunidade de salvar uma vida. É um ato de amor que, com paciência, pode trazer muitos benefícios aos envolvidos”, destaca a coordenadora do serviço, Yara Piassa.


Atendimentos
Todas as denúncias de maus-tratos recebidas são mantidas em sigilo. O serviço também é responsável pelo “Banco de Ração”, que doa alimentação para tutores de baixa renda e protetores independentes; além de gerenciar o “Samu-Vet”, destinado aos animais de rua e comunitários que necessitam de atendimento médico veterinário. Outra atividade importante é o recolhimento de animais de grande porte soltos em área urbana e de carcaças de animais de rua sem tutela; e os atendimentos no Hospital Veterinário Municipal de Londrina oriundos de famílias de baixa renda, ou que necessitam de atendimento de urgência ou emergência, com risco iminente de morte.


“Hotel” lotado
Nos casos mais graves, o Serviço de Bem-Estar Animal conduz os bichos resgatados para o hospital veterinário municipal ou para o “hotelzinho”, serviço terceirizado para a acomodação dos animais. “Nós temos este local contratado para receber os animais, que, aliás, já está lotado, sendo muito difícil atender toda a demanda, não sendo possível, nesse momento, aumentar as vagas, por isso da importância de se promover uma campanha de doação e adotar”, reforça o gerente do BEA, Éder Campos. O “hotelzinho” fica na Estrada do Limoeiro, na zona sul.
O hospital, por sua vez, inaugurado em agosto do ano passado e também vinculado à CMTU, está localizado em um imóvel na rua Prefeito Faria Lima, zona oeste. É neste espaço que o animal abandonado passa pela primeira consulta veterinária e depois é encaminhado ao “hotelzinho”, onde recebe todo o tratamento possível e passa por um processo de ressocialização e convívio com outros animais, antes de serem disponibilizados para adoção: “Damos total garantia neste aspecto”, salienta o proprietário do espaço, Gabriel Santos Mainardi Fernandes.
Ele reitera a importância da adoção: “Ao adotar um animal, você não só salva uma vida, mas também ajuda a combater o ciclo de violência e abandono, mostrando que todos os animais merecem respeito e carinho”.
Serviço – Para mais informações sobre adoção de gatos e cachorros do Serviço de Bem-Estar Animal, o munícipe interessado pode entrar em contato pelo Whatsapp (43) 99994-8677 ou pelo 3379-7925, de segunda a sexta-feira das 8 às 17 horas, e acompanhar o assunto no Instagram da CMTU clicando aqui.
Com Ncom