PF indicia ministro das Comunicações, Juscelino Filho
13 de junho de 2024Serviços de manutenção asfáltica contemplaram 20 vias de Londrina
13 de junho de 2024Redação Paiquerê
A Secretaria Municipal de Defesa Social (SMDS), por meio dos agentes da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), acompanhou um simulado de vazamento de gás, incêndio e explosão, na quarta-feira (12). A atividade aconteceu na primeira doca de um shopping da região leste de Londrina, e foi planejada pelo setor de segurança da empresa.
Durante o exercício, os funcionários da brigada de incêndio atuaram no combate a um vazamento que ocorreu na central do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) que abastece o shopping. Os brigadistas isolaram a área e fizeram o resgate de duas vítimas graves que acabaram se machucando devido ao acidente, no momento do descarregamento do produto pelo caminhão.
O coordenador da ação, Carlos Eduardo Oliveira de Souza, avaliou positivamente a ação dos brigadistas. “Tivemos a oportunidade de colocar em prática uma série de treinamentos que realizamos semanalmente. O ponto positivo foi o tempo de resposta das forças de segurança externas, e o atendimento da brigada de emergência do empreendimento, que após a primeira intervenção também executou de forma preventiva a evacuação total da edificação”, pontuou.
A supervisora de logística e frotas da Supergasbras, empresa membro do Plano de Auxílio Mútuo (PAM), foi responsável por disponibilizar o caminhão de gás para a realização do exercício. “Nós, que trabalhamos com esse produto de extremo perigo no dia a dia, sabemos o risco que ele representa. Sabemos como atuar e como agir em caso de emergência, porém em outras áreas os funcionários podem não ter essa visão ampla por apenas ver o gás contido dentro de um recipiente, sem conseguir imaginar o estrago que ele pode causar. Então, é muito importante que realmente todos participem desse simulado e que a comunidade, como um todo, tenha conhecimento sobre isso”, frisou.
Ao final da simulação, todos os órgãos envolvidos se reuniram, juntamente com a equipe técnica do shopping, para trocar ideias sobre quais pontos devem ser observados. A atividade teve como principal finalidade colocar em prática os conhecimentos, por parte dos funcionários, para garantir pronta resposta em caso de uma necessidade real.
O técnico de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente da Supergasbras, Sandro Rogério de Oliveira, ressaltou pontos primordiais que devem ser observados pelos operadores. “É muito importante conhecer as técnicas de combate, contenção e evacuação, a fim de tornar o procedimento mais seguro para os brigadistas, e conhecer as técnicas do que representam as características do GLP para evitar um dano maior. Durante o briefing final repassamos algumas orientações a respeito dessas características do GLP e pontos de melhorias que observamos, com o objetivo de manter a operação segura e para que, em caso de sinistro, possamos atuar de forma eficaz, contendo a situação o mais rapidamente possível”, informou.
Em ações e simulados como esse, a Defesa Civil avalia os procedimentos de segurança, diretrizes e protocolos a serem observados durante casos de emergência. Quando acontecem situações reais, os integrantes da coordenadoria são os responsáveis por pensar nas medidas que deverão ser implementadas para amenizar efeitos colaterais, bem como acionar os demais órgãos de segurança pública, entre outras organizações.
O secretário executivo da Compdec, Cilson Lima, agradeceu o empenho da empresa nesta questão preventiva. “Parabenizo toda a organização do shopping pelo empenho e dedicação em sempre realizar os simulados. Isto demonstra a seriedade e comprometimento em capacitar seu colaboradores em situações adversas”, reforçou.
As empresas envolvidas na ação fazem parte do Plano de Auxílio Mútuo (PAM), associação voluntária composta por empresas e órgãos do poder público, com o objetivo de ampliar a segurança contra incêndios e outros incidentes. Eventualmente o grupo se reúne para discutir estratégias de enfrentamento a incidentes e ações preventivas.
Além da Defesa Civil, o evento contou com a participação do Corpo de Bombeiros, socorristas do Salva-Vidas SOS e apoio dos brigadistas da empresa envolvida. Não houve registro de incidentes.
Com Ncom