Com 12,2 mil acidentes somente neste ano, Saúde alerta para o risco de quedas de idosos
20 de junho de 2024Comissão do Senado aprova texto da reforma do ensino médio
20 de junho de 2024Redação Paiquerê
A 7ª edição do Destaques Maio Amarelo, realizada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária no espaço Arca Eventos, em São Paulo, entre os dias 13 e 14 de junho, reconheceu Londrina, por meio da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), como cidade destaque na promoção de ações de conscientização e segurança no trânsito.
A cerimônia de premiação, que marcou o encerramento da campanha Maio Amarelo 2024, ocorreu durante a 3ª edição do Parque da Mobilidade Urbana, evento cujo propósito é a discussão de tendências e cenários na área para os próximos anos.
Dividida em categorias que celebram boas práticas no âmbito dos poderes públicos, da iniciativa privada, sociedade civil organizada, imprensa, de mantenedores sociais e instituições de ensino, a condecoração recebida pelo município contemplou também as cidades de Corumbá/MS e Timbó/SC, além da SPTrans, de São Paulo, e da NITTRANS, de Niterói.
De acordo com Paulo Guimarães, CEO do Observatório Nacional de Segurança Viária, originalidade, regionalidade, capacidade de mobilização e disseminação da mensagem do Maio Amarelo foram os critérios adotados para avaliação das ações realizadas durante o mês de conscientização. Para ele, a utilização de influenciadores para levar o conceito de paz no trânsito foi determinante para que Londrina saísse vencedora.
Programação – Com o tema “paz no trânsito começa por você”, a campanha ganhou as ruas com abordagens a motoristas; passeio ciclístico; vistorias em motocicletas; curso gratuito de pilotagem defensiva; demonstrações de pontos cegos em veículos do transporte coletivo; atividades com idosos; intervenções em bares e restaurantes; encenações de acidentes em feiras livres, entre outros trabalhos.
O Maio Amarelo contou com a participação dos influenciadores locais Gustavo Godoy (@gustavogodoy), Marcela Vacheski (@marceladegusta), Giovanna Tomassetti (gitomasseti), Matheus Cenali (@londrinenses), Anderson Pisanelli (@brazildaddyfit) e do cão da raça golden retriever Uddy (@uddy_). Somaram forças também o youtuber londrinense Pedro Rezende e o cantor sertanejo Luan Pereira.
Todos eles aderiram à iniciativa gratuitamente e contribuíram para ampliar o alcance das mensagens educativas, principalmente entre o público mais jovem. Em cinco semanas de ações, foram contabilizados 30 mil panfletos distribuídos, 600 inserções na TV e no rádio, 131 postagens sobre o tema nas mídias sociais, mais de 1.100 abordagens em blitze, 320 automóveis adesivados, além de 79 outdoors e busdoors espalhados pela área urbana.
Para o gerente de comunicação da CMTU, Carlos Eduardo Ribeiro, o Município conseguiu colocar o problema da violência viária em pauta, articulando poder público, empresas, escolas, e os mais diversos agentes envolvidos no dia a dia das ruas. “Tivemos êxito em fazer provocações que levassem a momentos de reflexão e tomada de consciência, e o recebimento desse prêmio vem para coroar nosso esforço e dedicação”, avaliou.
Campanha – O movimento Maio Amarelo nasceu como resposta a uma resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) que, em março de 2010, definiu o período entre 2011 e 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. De lá para cá, vários países adotaram o mês como referência para a promoção de iniciativas na área.
Em Londrina, as atividades de conscientização tiveram início em 2014, tendo o Observatório Nacional de Segurança Viária, uma instituição social sem fins lucrativos, como parceiro estratégico no desenvolvimento de ações capazes de colaborar efetivamente com a redução dos elevados índices de mortos e feridos no trânsito.
Com Ncom