Governo destina R$ 18,9 milhões para projetos de extensão universitária em 2024
26 de junho de 2024LEC mantém promoção de ingresso para jogo de segunda no Café
26 de junho de 2024Redação Paiquerê
A Secretaria Municipal de Defesa Social iniciou, na terça-feira (25), o ciclo de formaturas do projeto Guarda Municipal Mirim (GMM). O projeto é desenvolvido por meio da Guarda Municipal Escolar Comunitária (GMEC) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME). A primeira solenidade ocorreu na Escola Municipal Machado de Assis, localizada no conjunto Nova Esperança, região sul.
Ao todo, 52 crianças de duas turmas do 4° ano receberam certificado de conclusão das atividades. A ação tem como objetivo principal o fortalecimento do vínculo de confiança entre a instituição e os alunos, ajudando na formação dos cidadãos do futuro.
Durante a formatura, o secretário municipal de Defesa Social, coronel Pedro Ramos, agradeceu a presença dos familiares. “Nosso principal patrimônio são nossos filhos. Agradeço a presença e o incentivo que cada pai e mãe dá para seus filhos. Nossas equipes de guardas municipais transmitiram o melhor dos conhecimentos para que esses alunos possam continuar crescendo no caminho correto, respeitando aos amigos e aos professores”, frisou.
Regras, Cidadania, Prevenção ao uso e abuso de álcool e outras drogas, Bullying e Cyberbullying, Prevenção a Violência Intrafamiliar, Prevenção no Trânsito, Uso Excessivo de Telas, Disciplina e ordem unida foram os temas trabalhados com as crianças ao longo dos 16 encontros neste semestre.
A supervisora da Guarda Escolar, GM Kawanna, observou a evolução rápida dos alunos participantes. “É sempre muito gratificante. A gente consegue comparar o primeiro encontro com o dia da formatura, é nítida a evolução deles. Todos são bastante dedicados. Desta vez tive a oportunidade de executar o projeto, acompanhando mais de perto uma das turmas. E agradeço ainda os guardas Yamashita e Pelaquim, que estiveram juntos também”, pontuou.
Nesta edição o aluno Davi Fernando Silva Arlindo, que tem deficiência visual, recebeu apoio da equipe para realizar as atividades. O GM Pelaquim foi destacado para dar todo o suporte na orientação dos movimentos, leitura e descrição dos acontecimentos. “Esta foi a primeira vez que a gente se deparou com uma situação como essa, e prontamente realizamos a inclusão total dele no projeto. Aprendemos muito com o Davi, por ser um menino alegre e dedicado. No final temos a certeza de que cada esforço valeu muito a pena”, concluiu a supervisora Kawanna.
Segundo o diretor da Escola Municipal Machado de Assis, Geraldo Aparecido Bento, para exercer uma cidadania plena, é imprescindível que a pessoa conheça seus direitos e deveres. “Sendo assim, o projeto Guarda Municipal Mirim ofereceu aos nossos alunos do 4° ano, dentro da temática do curso, todo conhecimento necessário para que, no futuro, tenhamos homens e mulheres aptos a contribuírem de forma eficaz no meio em que vivem”, reforçou.
As próximas formaturas da Guarda Municipal Mirim já estão programadas. Na quinta (27), às 9h30, se formam 56 alunos da Escola Municipal João XXIII. E na próxima segunda-feira (1), 10h, mais 62 estudantes da E.M. Profª Maria Irene Vicentini Theodoro. Toda comunidade está convidada a comparecer.
Além dos pais e mães, responsáveis e professores, a solenidade desta terça-feira (25) contou também com a presença da secretária municipal de Educação, Mariangela Bianchini; os vereadores Santão, Lu Oliveira e Sônia Gimenez; entre outras autoridades locais.
Com Ncom