Espaço Ambiental Paiquerê 91,7 que encerra o Junho Verde tem participação do prefeito e série de atrações; confira
28 de junho de 2024Férias escolares: quatro dicas de passeios pela natureza do Paraná
28 de junho de 2024Redação Paiquerê
O atleta londrinense Igor Tofalini é um dos convocados pela Confederação Brasileira de Canoagem para compor a Seleção Brasileira de Paracanoagem para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Igor, ou o “Peão das Águas”, como é conhecido, integra a equipe de canoagem do Instituto Rema Londrina, que conta com o apoio do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (FEIPE), vinculado à Fundação de Esportes de Londrina (FEL).
Ao todo, a Seleção de Paracanoagem conta com oito integrantes, que serão os responsáveis por representar o Brasil nos Jogos Paralímpicos. Tofalini obteve a classificação no Campeonato Mundial de Paracanoagem, que foi realizado em maio na Hungria. Na ocasião, o atleta foi vice-campeão mundial nos 200 metros, com o tempo na casa dos 54 segundos, e esse desempenho garantiu sua convocação.
Atualmente, o paratleta está em Curitiba realizando treinamentos direcionados aos Jogos Paralímpicos, mas seu local regular para os treinos é o Iate Clube de Londrina, onde é acompanhado pelo treinador Gelson Moreira. Tofalini faz parte do Instituto Rema Londrina desde o início do projeto, em 2020. O atleta é bicampeão mundial de paracanoagem, com títulos de 2018 e 2022. Agora, seu objetivo é trazer uma medalha paralímpica ao Brasil.
“Estou muito feliz de poder representar o meu país no maior evento esportivo do planeta, acho que o sonho de todo atleta é estar lá representando seu país, sua cidade e seu clube. Estou me dedicando bastante para trazer um excelente resultado para o Brasil e para a nossa cidade de Londrina”, contou o atleta.
O apelido “Peão das Águas” deriva da atividade anterior à paracanoagem, a montaria em touros. Ele atuou profissionalmente em rodeios por 10 anos, até sofrer um acidente durante uma montaria.
O presidente da FEL, Claudemir Fattori, também destacou a importância da convocação de Tofalini para o esporte londrinense e citou a participação do Feipe em projetos de alto rendimento que vêm alcançando resultados positivos. “Em projetos financiados com recursos do Município, os atletas conseguem chegar ao nível olímpico, como é o caso do Igor e de outros que estão prestes a se classificar”, apontou.
As equipes de paracanoagem e dragon boat do Instituto Rema Londrina contam com o patrocínio do Feipe e do Iate Clube. A Associação conta com 11 paratletas, que treinam no Iate Clube, utilizando as águas do Lago Igapó.
Com Ncom