Vistoria do transporte escolar começa na segunda-feira (1º) em Londrina
30 de junho de 2024Saiba mais sobre o uso da energia nuclear no Brasil e no mundo
30 de junho de 2024Redação Paiquerê
O Espaço Ambiental Paiquerê 91,7 mobilizou uma série de atividades no Centro Cívico de Londrina, em frente à sede da Prefeitura, entre sexta (28) e sábado (29), com foco no incentivo à proteção do meio ambiente.
A iniciativa encerrou o Junho Verde, campanha que incentivou a proteção dos ecossistemas e seres vivos. Ao longo da ação, diversos estandes foram instalados e divulgaram projetos educacionais, a fim de levar informação ao público, estimulando o debate e reflexões, valorizando as boas iniciativas locais em prol da natureza. Houve ainda barracas para recolhimento de materiais eletroeletrônicos inservíveis, exposição de artesanatos e roupas, itens gastronômicos, entre outras atrações.
Em sua fala no evento, o prefeito Marcelo Belinati sublinhou que eventos desse gênero possuem papel fundamental para ampliar as discussões acerca do tema.
“Em meio a tantas tragédias e acontecimentos que temos visto pelo mundo todo, há anos, precisamos ter ciência de que nossas ações e atitudes diárias, em nossas comunidades, são parte de um todo e que temos que fazer e mostrar aquilo que é correto, multiplicar as boas informações.”
JB Faria agradeceu a todas as instituições e salientou que as iniciativas em torno das questões ambientais precisam ser reverberadas.
“Temos que pensar com seriedade, permanentemente, nas formas de prevenção e preservação, bem como manutenção de trabalhos feitos nesse segmento. Feiras e eventos como o Espaço Ambiental trazem o caráter de troca de conhecimentos e aprendizados, de mostrar projetos bem-sucedidos.”
A assessora de educação ambiental da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema), Lidiani Isidoro, frisou a oportunidade de refletir e dar visibilidade a um tema necessário.
“Temos muito o que repensar enquanto cidadãos e cidadãs, absorver e compartilhar conhecimentos, mas trazendo-os à realidade prática. Não adianta apenas cobrarmos e não cumprirmos nossa parte em defesa do meio ambiente, e trabalhar na educação de base.”
Projetos
Estiveram no evento no Centro Cívico o ônibus da Biblioteca Móvel Ambiental, levando educação ambiental por meio de publicações impressas (livros, revistas, gibis) e vídeos sobre vários temas, além de um estande que reuniu atividades e orientações sobre resíduos e sua destinação. Já o Rotary Club de Londrina Sul fez o Rotary Coleta, para recolher equipamentos eletroeletrônicos inservíveis.
Uma das barracas presentes no evento foi do Colégio Estadual Albino Feijó Sanches, que apresentou o projeto Eco Moradia, em parceria com a Associação de Desenvolvimento Comunitário de Londrina (Adecol), com patrocínio do Instituto MRV.
Inclusão
Com elementos naturais e outros recursos para receber pessoas atípicas, especialmente as crianças com autismo, o Instituto Reobotea também participou do Espaço Ambiental Paiquerê 91,7
Mais atrações
A Associação Norte Paranaense dos Engenheiros Ambientais (ANPEA) compartilhou no evento orientações sobre usina de compostagem e ministrou oficina de gestão de resíduos.
A Polícia Ambiental esteve no local com uma exposição de animais taxidermizados, e a Comunidade Indígena do Apucaraninha apresentou produtos artesanais de fabricação própria.
O projeto Vozes do Espectro distribui para a comunidade presente o livro “Diferentes Olhares Profissionais Sobre o Transtorno do Espectro Autista”.
Outras entidades presentes foram Londrina Pazeando e o Conselho Municipal de Cultura de Paz (Compaz), com materiais autorais, como os Avatares Pacifistas e os livros Londrina Pazeando.
Além dessas ações educativas, os visitantes do Espaço Ambiental Paiquerê 91,7 encontraram os artesanatos da Feira Criou, abordando a economia circular, e uma área de alimentação com participação de expositores da Feira da Palhano.
Veja imagens do evento: