Samu atendeu 15 mil paranaenses a mais no primeiro semestre deste ano
15 de julho de 2024Pesquisa: 46% da população acham que país está melhor este ano
16 de julho de 2024Bruno Cardial
Redação Paiquerê
É comum, nos esportes olímpicos, os atletas subirem de categoria e aumentar de peso entre um ciclo olímpico e o outro. Mas Amanda Schott fez o caminho inverso no levantamento de peso. A atleta começou o ciclo na categoria até 87kg e vai competir nos Jogos de Paris na de até 71kg.
Amanda é vegana e perdeu mais de 15 quilos. Ela tem que seguir uma alimentação regrada para se manter na categoria até 71kg tendo, além da alimentação vegana, uma grande ingestão de carboidrato, tudo com um trabalho direto com nutricionista especialista em esporte e vegano.
Aos 27 anos, ela confirmou participação pela primeira vez em uma Olimpíada. Amanda vai representar o Brasil no levantamento de peso na categoria até 71kg depois da China abrir mão da vaga em maio.
Amanda começou no esporte quando praticava crossfit e foi encontrada pela comissão técnica da Confederação Brasileira de Levantamento de Peso em 2019. Em 2021, conquistou o bronze na categoria até 87kg no campeonato mundial e três anos mais tarde, com 15 quilos a menos, tem como recorde 108 quilos levantados no arranco.
A vaga olímpica de Amanda veio pelo ranking mundial.