Cresce número de gestantes que fumam no Brasil
30 de agosto de 2024Desemprego cai no Brasil no trimestre encerrado em julho
30 de agosto de 2024Guilherme Lima
Redação Paiquerê
Para estimular a participação e orientar os cristãos sobre o processo eleitoral, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) está divulgando uma Cartilha de Orientação Política 2024.
O material tem como inspiração bíblica o versículo “A esperança não decepciona” (Romanos5,5), em sintonia com o Jubileu da Esperança convocado pelo Papa Francisco.
Segundo mensagem da CNBB, o conteúdo é destinado a eleitores e candidatos, a grupos e comunidades com o objetivo de contribuir para a formação de uma sadia consciência política e motivar a participação no processo eleitoral.
O secretário-executivo da CNBB Sul 2, padre Valdecir Badzinski, informa que a cartilha está com adesão acima do esperado e espera que os fiéis possam ler e praticar o que está sendo ensinado.
A Cartilha de Orientação Política 2024, lançada pela CNBB é divida em três partes. A primeira, discute a “Igreja e a sociedade”. A segunda, aborda diretamente as Eleições Municipais. E a terceira apresenta Noções básicas sobre política.
Padre Valdecir Badzinski pede para que os cristãos participem das eleições com a consciência de que o voto é essencial para construir a democracia. E a igreja não vai apoiar ou direcionar voto para nenhum candidato ou partido, deixando o eleitor na liberdade de escolha.
O material discute tópicos como
– Espiritualidade e política.
– Será mesmo que política, religião e futebol não se discutem.?
– Candidatos são adversários e não inimigos.
– Tolerância entre as diferenças.
– Amizade social.
– Prefeito e vereador: funções e atribuições.
– Bula do voto consciente
A Cartilha pode ser baixada de graça pelo site da CNBB na internet. Quem quiser o material em mãos, a taxa de impressão custa R$ 1,50 mais o frete do envio. Basta acessar o www.cnbb.org.br