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24 de outubro de 2024Lino Ramos
Redação Paiquerê
A promotoria de Defesa do Consumidor de Londrina instaurou um procedimento para investigar a qualidade da água distribuída pela Sanepar no município.
No ofício, a promotora Leila Schmidt justifica a medida em razão das notícias veiculadas pela imprensa sobre as reclamações da comunidade quanto à qualidade da água fornecida no município de Londrina e determinou a emissão de um ofício à Sanepar para que, no prazo de 15 dias, a empresa preste esclarecimentos sobre essas notícias e aponte as providências adotadas.
Também deu prazo de 15 dias para que o município de Londrina informe quais medidas estão sendo adotadas pela municipalidade no que tange à fiscalização e cumprimento do contato de concessão de serviço público de fornecimento de água pela Sanepar em Londrina, especialmente no que tange à qualidade da água.
Leila Schmidt ainda determinou a expedição de ofício à Agepar (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná) para que, no prazo de 15 dias, realize análise sobre a água fornecida pela Sanepar em Londrina.
A promotora explicou que é atribuição da Promotoria de Defesa do Consumidor adotar esse tipo de procedimento, em razão das reclamações sobre a qualidade da água distribuída pela Sanepar.
Procurada pela Paiquerê 91,7 sobre a abertura desse procedimento, a Sanepar informou que vai responder ao Ministério Público dentro do prazo estabelecido, e alegou que o problema ocorrido com a água do Rio Tibagi se refere a um fenômeno da natureza.
A empresa afirma ter adotado as medidas necessárias para reforçar o tratamento e garantir a qualidade da água. A Sanepar disse ainda que não há riscos para a saúde da população.