Conversa com Lula sobre corte de gastos está avançando, diz Haddad
30 de outubro de 2024Apesar da derrota de Maria Tereza, Belinati considera positivo o resultado das eleições municipais
30 de outubro de 2024Lino Ramos
Redação Paiquerê
A ACESF (Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários) espera uma movimentação de 50 mil pessoas nos 13 cemitérios municipais para o feriado de Finados, no sábado (2).
O superintendente da ACESF, Leonilson Jaqueta, as pessoas não devem levar aos cemitérios vasos de flores naturais, embalagem e sacolas plásticas.
As plantas artificiais são proibidas, pois elas podem acumular água parada, que serve de criadouro para o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e de outras doenças.
No dia de Finados, toda a equipe de servidores da ACESF deve trabalhar nos cemitérios municipais. Eles vão realizar orientações sobre descarte de embalagens plásticas, auxiliando na localização de jazigos e tirando dúvidas dos visitantes.
Nesta semana, a ACESF vai atender até quinta-feira, das 8 às 14 horas. A autarquia fica na Avenida Juscelino Kubitscheck, 2.948. Informações podem ser obtidas pelo telefone (43) 3372-7881.
Os cemitérios Jardim da Saudade, São Pedro, João XXIII e Padre Anchieta foram georreferenciados. Isso permite que o cidadão consulte, no site da ACESF, tanto a numeração do jazigo quanto a sua localização exata, exibida em um mapa. A ferramenta facilita a localização de jazigos por parte dos visitantes, além de ser uma ferramenta importante no trabalho do dia a dia dos cemitérios. O endereço é acesf.londrina.pr.gov.br.
Além disso, este ano é possível fazer a consulta por meio de um QR Code.